Relator já tem prazo para entregar parecer da reforma da previdência
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) ainda tenta costurar acordos para incluir os servidores estaduais e municipais nas regras de aposentadoria previstas no projeto da reforma da previdência. Segundo Moreira, a Câmara ainda está “bem dividida” quanto à medida. Assim, ele vem intensificando as reuniões com as lideranças de diversos partidos para chegar a um consenso e fechar o texto.
Ainda ontem, Moreira sinalizou que pode adiar o prazo para a entrega do parecer para terça-feira (11). A entrega seria um dia após a data prevista. Isto porque os governadores estarão todos reunidos em Brasília no mesmo dia e esperam convencer os parlamentares dos respectivos estados sobre a questão. Desse modo, o relator do parecer não vê problema em adiar um dia a entrega do relatório, “se Maia e achar necessário e se a construção for para o entendimento”.
E Eu Com Isso?
Os deputados não querem arcar com o desgaste político de aprovar uma matéria considerada impopular. Eventualmente, podem perder o eleitorado de servidores públicos em seus estados. Na outra ponta, 21 dos 27 governadores se mostraram a favor da inclusão dos estados e municípios na reforma. A situação fiscal da maioria dos estados é insustentável em um médio prazo. Isto porque na última década, houve grande aumento nos gastos previdenciários. Acredito no adiamento da entrega do parecer para terça-feira. Desse modo, os governadores poderão ter uma conversa direta com os parlamentares. O diálogo pode funcionar: ontem, deputados do MDB já cogitam apoiar a inclusão dos governos regionais na reforma da previdência após conversa com os governadores Hélder Barbalho (MDB-PA) e Renan Filho (MDB-AL).