Levante Ideias - Samuel Moreira

Prazo para parecer da reforma da previdência

Relator já tem prazo para entregar parecer da reforma da previdência

O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) ainda tenta costurar acordos para incluir os servidores estaduais e municipais nas regras de aposentadoria previstas no projeto da reforma da previdência. Segundo Moreira, a Câmara ainda está “bem dividida” quanto à medida. Assim, ele vem intensificando as reuniões com as lideranças de diversos partidos para chegar a um consenso e fechar o texto.

Ainda ontem, Moreira sinalizou que pode adiar o prazo para a entrega do parecer para terça-feira (11). A entrega seria um dia após a data prevista. Isto porque os governadores estarão todos reunidos em Brasília no mesmo dia e esperam convencer os parlamentares dos respectivos estados sobre a questão. Desse modo, o relator do parecer não vê problema em adiar um dia a entrega do relatório, “se Maia e achar necessário e se a construção for para o entendimento”.

E Eu Com Isso?

Os deputados não querem arcar com o desgaste político de aprovar uma matéria considerada impopular. Eventualmente, podem perder o eleitorado de servidores públicos em seus estados. Na outra ponta, 21 dos 27 governadores se mostraram a favor da inclusão dos estados e municípios na reforma. A situação fiscal da maioria dos estados é insustentável em um médio prazo. Isto porque na última década, houve grande aumento nos gastos previdenciários. Acredito no adiamento da entrega do parecer para terça-feira. Desse modo, os governadores poderão ter uma conversa direta com os parlamentares. O diálogo pode funcionar: ontem, deputados do MDB já cogitam apoiar a inclusão dos governos regionais na reforma da previdência após conversa com os governadores Hélder Barbalho (MDB-PA) e Renan Filho (MDB-AL). 

Confira

Um gostinho (amargo) do que será o desafio da reforma

Medidas Provisórias: reta final no Congresso

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.