Rede D'or Logo

Rede D’Or (RDOR3): Resultados do 4T20 e de 2020

Na noite desta quarta-feira (24), a Rede D’Or apresentou seus resultados do 4T20 e do consolidado do ano de 2020. Esses são os primeiros resultados apresentados após a abertura de capital (IPO) da companhia, com números acima do esperado em termos de receita líquida.

A empresa apresentou forte desempenho operacional, com aquisição de 10 hospitais e adição de 1503 leitos à base ao longo de 2020, sendo quatro destas aquisições realizadas no 4T20.

Os principais destaques positivos foram:

i) Crescimento da receita bruta de 10 por cento no 4T20 em relação ao 3T20 e 21,6 por cento em relação ao 4T19, alcançando 4,68 bilhões de reais. Em 2020 a companhia obteve crescimento de 5,3 por cento na receita bruta total, mesmo com queda forte na taxa de ocupação e na receita no 2T20, alcançando 15,77 bilhões de reais em 2020.

ii) Recuperação da taxa de ocupação dos leitos de 61,9 por cento para 77,6 por cento do 2T20 para 4T20, acima do patamar de 73,8 por cento do 4T19, mesmo com crescimento no número de leitos operacionais de 6839 para 7393 de 2019 para 2020, expansão de 8,1 por cento no período.

Os destaques negativos foram:

i) Queda no Ebitda (métrica para a geração de caixa operacional) de 28,8 por cento em 2020 em relação a 2019, alcançando 2,48 bilhões de reais, puxado pela queda na receita no 2T20, maiores despesas destinados a medidas de combate e prevenção à pandemia nas operações e efeito não-recorrente do ajuste do programa de remuneração variável. Porém no 4T20 o Ebitda foi maior em 19,9 por cento em relação ao 4T19, alcançando 1,017 bilhão de reais.

ii) Queda forte no lucro líquido em 61,4 por cento, puxado justamente pela menor rentabilidade operacional, explicado no item acima, registrando 459,4 milhões de reais no ano de 2020.

E Eu Com Isso?

Apesar do menor nível de margens, a companhia apresentou fortes resultados na linha de receita e expansão acima do esperado, principalmente pelo forte ritmo de aquisições de hospitais e incorporação de leitos. Combinado a isso, a posição de caixa da companhia ficou acima dos 15 bilhões de reais, juntando com os recursos levantados no IPO (8,4 bilhões de reais), a companhia está em posição sólida para acelerar a expansão, tanto orgânica, quanto através de aquisições.

Esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia (RDOR3) pelos bons resultados na operação e boa perspectiva de combinar crescimento com melhora de rentabilidade, sobretudo pelo ganho de escala, importante para o modelo de negócio da área de saúde.

A Rede D’Or possui posição dominante no mercado de hospitais e serviços médicos, com instalações que contam com tecnologia de ponta e infraestrutura, que permitem a realização de procedimentos e tratamentos de maior complexidade, alcançando margens altas para a companhia, além de se tornarem cada vez mais referência em qualidade. Apesar do tamanho que a companhia possui, o mercado de hospitais e clínicas ainda é altamente fragmentado no país, com amplas possibilidades de consolidação, suportando o crescimento da rede.

O principal ponto a ser observado na tese de investimento da companhia é a manutenção do nível de rentabilidade, de maneira a conseguir repassar com tranquilidade a inflação médica no país, sem desacelerar o ritmo de expansão.

A Rede D’Or, em seu prospecto de IPO, apontou uma meta de alcançar 12 mil leitos operacionais até 2025, um crescimento composto anual de 10,2 por cento, um ritmo de crescimento alto, porém plausível, considerando as aquisições e possibilidades de expansão orgânica.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: IPO da Rede D’Or mostra a saúde do mercado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - E-Commerce
E eu com isso

Infracommerce adquire concorrente

A Infracommerce (IFCM3), companhia integrada de soluções para o e-commerce desde a gestão das operações online até o fluxo logístico, anunciou um acordo final para

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O BC dará a tônica da semana

A última semana do terceiro trimestre de 2021 será pautada pelas declarações do Banco Central (BC). Além do Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (27), na

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Relator critica pressão

Designado para ser relator da Reforma Tributária que trata de mudanças no Imposto de Renda (IR), o senador Angelo Coronel (PSD-BA) afirmou que não tem

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.