Na noite desta terça-feira (9) a Raia Drogasil apresentou o resultado do último trimestre de 2020. O resultado foi forte e acima do esperado, com bom crescimento de praticamente todos os principais indicadores, além de ter apresentado um ganho na participação de mercado em praticamente todas as regiões do país.
Os principais destaques positivos foram:
i) Crescimento de 16,7 por cento de receita líquida na comparação com 4T19, atingindo 5,9 bilhões de reais. Olhando somente para as lojas que estavam abertas tanto no final de 2019 quanto 4T20, o crescimento (vendas mesmas lojas) foi de 10,2 por cento. Dentre as categorias de produtos da companhia, os produtos OTC, isto é, produtos farmacêuticos que não precisam de prescrição médica, foram os que mais cresceram: 28,1 por cento.
ii) A performance das iniciativas digitais também foi outro destaque positivo. A penetração de canais digitais, que teve seu ápice no 2T20 com as medidas de isolamento social, manteve patamares elevados, em 6,3 por cento das vendas. O número de cidades com entregas ship-from-store, isto é, usando os estoques das lojas para vendas online, cresceu para 241, em relação aos 205 do trimestre anterior.
iii) Mesmo ainda negativamente impactado pela pandemia, o EBITDA Ajustado da companhia cresceu 22,9 por cento em relação ao 4T19, além de apresentar um ganho de 0,3 pontos percentuais em margem, atingindo 430 milhões de reais e representando 7,3 por cento da receita no trimestre.
iv) Por fim, a companhia obteve um lucro líquido de 213,7 milhões de reais no trimestre, um crescimento de 26,7 por cento em relação ao 4T19 e também uma expansão de 0,2 pontos percentuais em sua margem líquida, resultando em 3,6 por cento no trimestre.
Dentre os poucos pontos negativos do resultado, destacamos a queda na margem bruta em 0,3 pontos percentuais na comparação com o mesmo trimestre de 2019, afetada por alguns ajustes contábeis sem efeito caixa e também uma maior intensidade de promoções relacionadas com as iniciativas de digitalização da companhia.
A companhia reiterou a sua previsão (guidance) de abertura de 240 novas lojas por ano em 2021 e 2022.
E Eu Com Isso?
Mais uma vez a empresa reporta números sólidos e um pouco acima das expectativas do mercado. Dessa forma, esperamos um impacto levemente positivo no preço das ações (RADL3) no curto prazo, apesar do momento de alta volatilidade na Bolsa com ações de maior crescimento nos últimos dias.
Após apresentar um 3T20 com perda de participação de mercado em algumas regiões, o 4T20 foi um trimestre de forte ganho de participação de mercado para a Raia Drogasil em todas as regiões do país. A companhia ganhou entre 0,9 e 1,8 ponto percentual em todas as regiões do país, com exceção da região Norte em que a companhia ganhou 2,4 pontos percentuais.
O bom resultado também foi impulsionado pela manutenção do forte ritmo de abertura de lojas, nos últimos 12 meses a companhia abriu 240 lojas, sendo 66 no Estado de São Paulo. Mostrando o foco constante da companhia em consolidar o setor que ainda é extremamente fragmentado no país.
Apesar de líder no mercado de farmácias, ainda enxergamos que a companhia, e o setor como um todo, está um pouco atrasado em relação a iniciativas digitais, especialmente quando comparamos com outros tipos de varejistas.Os resultados mostram uma grande dependência ainda da atuação de lojas físicas nas vendas, a estratégia digital ainda muito incipiente, em parte pelo hábito da população de comprar medicamentos fisicamente.
Junto com o resultado, a companhia também anunciou ao mercado a aquisição de 50,75 por cento da Healthbit, startup do setor de healthtech focada em big data como solução para sinistralidade em saúde nas grandes empresas, promovendo hábitos mais saudáveis para os funcionários. A companhia foi fundada há 5 anos em Campinas (SP) e hoje assiste mais de 1 milhão de vidas nos seus 140 clientes. Acreditamos que a aquisição tem um potencial de diversificação interessante para a companhia, agindo de forma complementar com seu modelo de negócios atual e ajudando a Raia Drogasil a avançar ainda mais em seu processo de digitalização como um todo.
A companhia tem baixo nível de endividamento líquido: 819,5 milhões de reais, com relação dívida líquida sobre Ebitda de apenas 0,6 vezes.