Levante Ideias - Congresso Nacional

Pressão para gastar

Com o avanço do calendário legislativo e dúvidas sobre a viabilidade do Auxílio Brasil sendo financiado via reforma do IR, parte do governo começa a reforçar a alternativa de acionar a nova cláusula de calamidade pública, editada na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, aprovada pelo Congresso no início desse ano.

O estado de calamidade pública é similar ao Orçamento de Guerra, utilizado em 2020 com o advento da pandemia da Covid-19. Neles, cria-se um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para combater a situação imposta no País.

Uma vez solicitado pelo Presidente da República e aprovado no Congresso, o modelo dispensa a União de cumprimento da regra de ouro e possibilita que os projetos de lei enviados pelo governo contornem as restrições a aumento de despesas, desde que não sejam criados gastos recorrentes e obrigatórios.

Ao mesmo tempo, o acionamento do estado de calamidade pública aciona alguns gatilhos de contenção de gastos, como o veto ao reajuste do funcionalismo público, de modo a realizar um ajuste de contas sem atrapalhar os gastos previstos emergencialmente.

O estado de calamidade seria justificado pelo forte aumento da fome e da pobreza no Brasil, consequências diretas da pandemia e seus efeitos econômicos diversos para a população.

Logicamente, o ministério da Economia tem se posicionado contrariamente à proposta, sob a justificativa de que um novo drible ao orçamento tradicional levaria à deterioração de indicadores macroeconômicos e geraria efeito reverso no combate à pobreza.

E Eu Com Isso?

A pressão pela solução extraordinária cresce em linha com a dificuldade de o governo avançar com a reforma do IR no Senado. Antes reticente quanto ao andamento do projeto na Casa, agora o relator da reforma, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), condicionou a aprovação da medida a ajustes considerados inviáveis pelo Planalto e outros ministérios.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Problemas perversos | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Bitcoin - Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Bitcoin dispara com ato falho da SEC

Sigmund Freud (1856-1939) foi o criador da psicanálise. Essa técnica procura resolver problemas psíquicos, como ansiedade e depressão, analisando o que as pessoas dizem. Um

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Passivo bilionário

Com a tramitação acelerada na Câmara e expectativa de votação – e aprovação – na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2021, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.