Levante Ideias - PIB

Powell e o PIB

A semana para os investidores começa com dois assuntos relevantes. Os desdobramentos da fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), na sexta-feira (27), e a expectativa quanto à divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro do segundo trimestre, prevista para a quarta-feira (01).

Começando por Powell. Suas declarações confirmaram uma expectativa dos investidores de que o Fed vai começar a reduzir a compra de títulos “em breve”.

Powell não deu sinal de quando isso vai ocorrer, mas espera-se que a ata da reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), nos dias 20 e 21 de setembro, traga mais informações a respeito.

Porém, o fato de a redução da recompra deixar de ser um “se” para se tornar um “quando” já fornece mais informações para o mercado.

Além disso, Powell disse o que os investidores queriam ouvir.

Ele afirmou com todas as letras que a redução ou suspensão das compras de títulos não indica que o Fed vai começar a elevar os juros.

Ou seja, para o presidente do Fed a alta recente da inflação americana ainda não é uma ameaça, e o BC americano poderá continuar cumprindo a segunda parte de seu mandato.

O Fed tem duas “obrigações” em sua atuação.

A primeira é preservar o valor da moeda no longo prazo. A segunda é fazer isso assegurando a menor taxa de desemprego possível.

Powell deixou claro que, se a inflação não é uma ameaça, o Fed vai continuar atacando o desemprego, mantendo os juros baixos.

Isso melhora os prognósticos para o desempenho da economia e para os resultados das empresas, justificando o novo recorde nos índices de ações americanos na sexta-feira.

Voltando agora nossas atenções para o Brasil.

A semana será marcada por indicadores econômicos importantes.

Na terça-feira (31), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publica os números de desemprego levantados na PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar).

Na quarta-feira (01), o Instituto divulga o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre. As expectativas são de uma alta de apenas 0,2% ante o 1,2% registrado no primeiro trimestre, indicado uma desaceleração da economia.

Relatório Focus

A edição mais recente do relatório Focus mostra uma elevação nas expectativas para a inflação e para o dólar.

A inflação esperada para 2021 subiu para 7,27% ante 7,11% do levantamento anterior, ao passo que a taxa de câmbio estimada para dezembro avançou de R$ 5,10 para R$ 5,15.

O crescimento do PIB previsto encolheu para 5,22% ante os 5,27% da semana anterior, e a projeção para a taxa de juros Selic no fim do ano permaneceu inalterada em 7,50%.

Indicadores

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) desacelerou para 0,66% em agosto ante 0,78% em julho.

Com este resultado, o índice acumula alta de 16,75% no ano e de 31,12% em 12 meses.

Em agosto de 2020, o índice havia subido 2,74% e acumulava alta de 13,02% em 12 meses.

Os três componentes do IGP-M desaceleraram. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) variou 0,66% ante 0,71% em julho. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) variou 0,75% ante 0,83% em julho. E o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) variou 0,56% em agosto ante 1,24% no mês anterior.

E Eu Com Isso?

A segunda-feira começa com o mercado sem tendência definida no Brasil e com leve alta nos Estados Unidos, mas deverá apresentar forte volatilidade enquanto os investidores calculam o impacto do furacão Ida nos Estados Unidos e o aumento da tensão política no Brasil.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Powell garante que a festa continua | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.