A Porto Seguro (PSSA3) anunciou na sexta-feira (16) que fechou um acordo com a varejista Petlove envolvendo sua divisão de seguros para animais de estimação. Nos termos estabelecidos, a empresa Health for Pet, do grupo Porto Seguro, irá combinar suas operações com a Petlove para impulsionar o segmento de seguros para pets, em troca a seguradora receberá 13,5 por cento de participação no negócio.
De acordo com a Porto Seguro, a parceria tem como finalidade construir um portfólio de produtos e serviços mais forte para ambas as empresas. A fusão também possibilita que a seguradora possa oferecer soluções e serviços para animais de estimação em sua base de clientes, enquanto a Petlove, poderá adicionar mais produtos ao seu “ecossistema pet”.
A seguradora também enxerga um grande potencial de crescimento do varejo online para saúde de animais de estimação. Segundo Marcos Loução, vice-presidente de negócios financeiros e serviços da Porto Seguro, o segmento de saúde pet fatura cerca de 40 bilhões de reais por ano e mesmo com um crescimento forte do online nos últimos anos, o e-commerce representa somente 6 por cento do total.
A Petlove é pioneira no mercado de Pet online, obteve 66 por cento de crescimento de receita em 2020 atingindo 511 milhões de reais. Para 2021 a companhia está projetando um faturamento de mais de 900 milhões de reais. A companhia também é dona de plataformas digitais voltadas para o público de animais de estimação, como a Doghero, para “daycare”, a VetSmart, para educação veterinária, e a Vetus, para gestão de hospitais veterinários.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia seja positiva para a Porto Seguro, a companhia montou a parceria com Petlove de forma a ajudar a desenvolver um produto que já tinha em seu portfólio e ao mesmo tempo entrar em um novo mercado em expansão, o varejo para pets. Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (PSSA3) no curto prazo.
Outro ponto que enxergamos com bons olhos, foi o não envolvimento de dinheiro, utilizando a força da marca da Porto para firmar parcerias e expandir seus negócios para além dos seguros, como o CEO da companhia já vinha falando ao mercado.
A carteira combinada das companhias possui cerca de 41 mil vidas (45 por cento do mercado atual), incluindo cães e gatos. O diretor da Porto Seguro acredita que as companhias têm potencial de multiplicar esse número em 5 vezes no curto prazo.
A Petlove é a principal empresa de e-commerce e serviços online para o mercado pet no Brasil, com modelo de negócios de alta recorrência, sendo mais de 60 por cento de suas receitas proveniente de serviços de subscrição e mais de 80 por cento recorrente. Mostrando um modelo de negócios resiliente em um mercado em plena expansão, algo que reforça a tese de que o acordo foi positivo para a seguradora.
Para a Porto Seguro (PSSA3) esperamos que novas parcerias sejam um potencial catalisador para a companhia, utilizando a força de sua marca atrair parceiros e expandir não só os serviços a serem oferecidos a sua larga base de clientes bem como diversificando suas fontes de receitas adquirindo participações como fez com a Petlove.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—