Levante Ideias - Domingo de Valor

IPO da Caixa Seguridade: vale a pena investir nas ações (CXSE3)? | Domingo de Valor

Na coluna de hoje vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) da Caixa Seguridade Participações S.A., uma subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, que atua de forma diversificada em produtos de seguro (foco principal), planos de previdência complementar aberta, títulos de capitalização, administração de consórcios e serviços de assistência e corretagem de seguros.

Direto ao ponto

A recomendação é NÃO ENTRAR na oferta pública inicial (IPO) da Caixa Seguridade.

O principal motivo para ficar de fora do IPO da Caixa Seguridade é o fato de a empresa ser estatal, com risco de interferência política em sua administração.

Além do mais, a oferta será totalmente secundária, ou seja, os recursos da oferta não entrarão no caixa da empresa e sim nos cofres do Governo Federal.

Risco de Interferência política

Acredito que a relação entre risco e retorno no investimento das ações da Caixa Seguridade não é favorável, pois existe uma grande chance de a empresa não buscar o melhor retorno para os seus acionistas devido às possíveis interferências políticas.

Por enquanto, não houve mudança no comando da Caixa Econômica Federal (CEF). Embora o presidente Pedro Guimarães venha fazendo um bom trabalho, mudanças podem vir a acontecer, como já ocorreu com Eletrobras, Banco do Brasil e Petrobras, o que afetaria a direção da Caixa Seguridade.

Posição da Levante: fora de empresas estatais

A Levante Ideias de Investimentos decidiu não mais ter papéis de empresas estatais em nossas carteiras de ações, pois acreditamos que o risco é muito alto para um retorno não tão atrativo assim. Dessa forma, não recomendamos nem a compra das ações da BB Seguridade (BBSE3), nem a entrada no IPO da Caixa Seguridade (CXSE3).

Pontos positivos da Caixa Seguridade

No lado positivo do IPO da Caixa Seguridade eu destaco: i) posição de liderança da Caixa Seguridade no mercado de seguro habitacional; ii) rede de distribuição de vendas contando com as agências da Caixa e; iii) diversificação do seu portfólio de seguros.

Perfil da empresa

Com o direito assegurado de acessar a base de clientes da Caixa e de explorar economicamente a marca da sua controladora, a Caixa Seguridade é uma das principais empresas de seguros do Brasil, oferecendo seguros nos ramos Habitacional, Prestamista (modalidade cujo objetivo é realizar a quitação total ou parcial do crédito tomado pelo segurado), de Vida, de Residência, Patrimonial, entre outros.

Market Share

A Caixa Seguridade é a líder de mercado no segmento de seguros habitacionais, com participação de mercado de 61,4 por cento, com 2,77 bilhões de reais em prêmios emitidos em 2020, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados).

A empresa também tem posição de liderança de mercado em outros dois segmentos de seguros: i) prestamista com R3,08 bilhões de reais em prêmios e 20,9 por cento de market share e; ii) residencial com prêmios de 521 milhões de reais e 15,5 por cento de market share.

A Levante preparou um Relatório Gratuito e Exclusivo para você, investidor, com uma análise dos resultados mais recentes dos bancos.

Veja agora o desempenho desse setor na Bolsa e saiba tudo sobre Itaú, Santander, Banco de Brasil – e mais!

Para baixar o Relatório, clique aqui! É grátis. 

Modelo de negócios

A Caixa Seguridade atua principalmente por meio do sistema de Bancassurance (parceria entre banco e seguradora, para que a seguradora possa oferecer e comercializar seus produtos por meio de canais de distribuição do banco) com a Caixa, mas também conta com participações societárias em empresas dos ramos de seguros, em especial no canal de Bancassurance do Banco PAN e no segmento Mar Aberto – serviços efetuados fora do balcão Caixa.

Estratégia da empresa

Como principal estratégia, a companhia busca estar ainda mais próxima do balcão de atendimento aos clientes, de forma a melhor identificar as oportunidades de rentabilização, além de monitorar o desempenho de seus parceiros comerciais em sua rede de distribuição.

Para isso, sua nova configuração conta com equipe própria atuando junto às superintendências de varejo, de forma a focar no melhor atendimento aos clientes e nas demandas da rede parceira, estes sendo correspondentes bancários e casas lotéricas.

Rede de distribuição

A companhia tem a maior rede de distribuição de produtos bancários do país. De fato, a Caixa é, hoje, o maior banco brasileiro no que se refere a depósitos e empréstimos, além de também se encontrar nos primeiros lugares em relação à capacidade de distribuição. A empresa ainda está presente em 99 por cento dos 5.570 municípios brasileiros, por meio de 26.035 pontos físicos de atendimento.

No fim de 2020, a Caixa reportou possuir uma base de mais de 145 milhões de clientes (pessoa física e jurídica). Muitos clientes que ingressaram para o banco, ressalta, iniciaram seu relacionamento por meio do Programa de Auxílio Emergencial lançado pelo Governo Federal em abril de 2020, visando prestar suporte financeiro às famílias cujos membros perderam seus empregos devido à pandemia do coronavírus.

Detalhes da oferta (IPO)

A oferta inicial será de 450 milhões de ações ordinárias da Companhia, ou seja, todos os recursos líquidos irão para o caixa da Acionista Vendedora (Caixa Econômica Federal).

Uso dos recursos

Todos os recursos captados pela Oferta serão direcionados para o Acionista Vendedor (Caixa Econômica Federal).

Cronograma da oferta

IPO da Caixa Seguridade (CXSE3) - Cronograma - Levante Investimentos

Valuation

Na faixa de preço da oferta de R9,33 reais a 12,67 reais, o valor de mercado da Caixa Seguridade ficará entre 28 bilhões e 38 bilhões de reais.

O múltiplo Preço/Lucro de 2022 da Caixa Seguridade fica no intervalo de 10,4x a 14,1x, conforme a faixa de preço da oferta.

A faixa média do intervalo de 11,00 reais por ação implica num múltiplo Preço/Lucro de 2022 de 12,2x com base em nossas estimativas.

Análise Financeira

Considerando o efeito dos acordos antigos, que, em grande parte, deve impactar a rentabilidade das vendas ainda em 2021, acreditamos que, para o caso da Caixa Seguridade, os números projetados para 2022 devem refletir melhor a realidade da companhia.

A projeção de receita total da companhia é de 2,825 bilhões de reais em 2022. É importante ressaltar que por a Caixa Seguridade ser uma holding, a maior parte dos custos já está incluída na receita que é proveniente do lucro das subsidiárias. Dessa forma, o lucro líquido estimado para 2022 é de 2,7 bilhões de reais.

Comparação com outras empresas do setor de seguros

No preço médio da oferta, as ações da Caixa Seguridade estão com múltiplo P/L 2022 projetado de 12,2x, valor elevado quando comparado a Sul América, BB Seguridade e Porto Seguro, que apresentam múltiplos de 11,9x, 9,6x e 9,0x, respectivamente.

Múltiplo P/L Caixa Seguridade (CXSE3) - Levante Investimentos

Conclusão

Ao analisar as principais empresas de seguradoras na B3, acredito que há oportunidades melhores do que a Caixa Seguridade, avaliando principalmente o Preço/Lucro 2022.

Além disso, é importante notar que as empresas com controle estatal, como é o caso neste IPO e na BB Seguridade, em geral, são negociadas com desconto em relação aos pares privados. Isso se deve aos riscos quanto à governança da companhia, uma vez que é relativamente comum o interesse da União e dos investidores não estarem alinhados.

Se o investidor deseja ter exposição ao setor de seguros no Brasil, que tem baixa penetração na economia e alto potencial de crescimento, acredito que existem alternativas melhores de investimento em ações de empresas como SulAmérica (SULA11) e Porto Seguro (PSSA3).

Quer aprofundar mais seus conhecimentos sobre a Bolsa de Valores? Então leia minha última coluna: Pergunta que eu respondo (2) | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel