Após atingir o marco de 166 lojas em todas as regiões do Brasil em 2021, o Grupo Petz (PETZ3) segue com seu ambicioso plano de expansão. A companhia pretende investir R$ 500 milhões na abertura de novas lojas em locais onde a Petz ainda não possui unidades ou possui baixa presença.
A Petz lidera seu segmento de mercado, tendo como principal característica o forte ritmo de abertura de lojas e se favorece do efeito novidade, especialmente em cidades menores cuja chegada de uma rede desse porte gera barulho e vira rapidamente referência para compras voltadas ao mundo pet. Seu segmento de atuação ainda é dominado por pet shops locais, de forma que há um grande espaço para crescimento via aquisições, como a Petz tem feito.
Recentemente, a Petz adquiriu a plataforma de conteúdo digital “Cansei de ser Gato”, a Zee.Dog e a franquia de adestramento Cão Cidadão. Depois de colocar mais de R$ 700 milhões no bolso com uma oferta subsequente de ações, a Petz continua analisando uma série de ativos, segundo Sergio Zimerman, fundador e presidente da empresa.
A estratégia foi estruturar uma área de M&A (fusões e aquisições), que chegou a analisar compras concretizadas pela concorrência. Para seguir com essa estratégia de buscar novos negócios, a Petz recrutou recentemente Aline Penna, ex-Arezzo (onde ajudou a pavimentar a avenida de aquisições que se tornaram marca registrada na companhia) que agora comanda a área de aquisições.
Segundo Penna, o foco da companhia agora é buscar marcas não replicáveis e altamente reconhecidas para integrar seu ecossistema. O resultado esperado com a expansão física da companhia é a combinação do fortalecimento da marca e avanço do canal digital, visto que o período de entrega chega a cair de 15 dias para aproximadamente 1 dia com as novas aberturas, com a possibilidade ainda de oferecer frete grátis.
E Eu Com Isso?
A Petz conta com um modelo de negócios interessante, no qual quanto maior a presença física, maior é o fluxo de clientes no e-commerce, com os dois ambientes atuando de maneira complementar, de modo que quanto maior o número de lojas abertas, maior é a receita e a rentabilidade pelo ganho de escala na operação, de forma que a estratégia de crescimento via aquisições, ampliando seu portfólio de produtos, é positivo para a companhia.
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