A Petz (PETZ3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de segunda-feira (09), após o fechamento do mercado. A companhia apresentou resultados positivos, acima das expectativas de mercado para suas linhas de receita, Ebitda e lucro líquido.
Como destaque operacional, as vendas em mesmas lojas (na sigla em inglês SSS – Same Store Sales) registraram crescimento de 36,8 por cento no trimestre em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado anual, a alta foi de 26,5 por cento, bem acima de 2019 (crescimento de 7,7 por cento).
Ao observarmos a composição da receita bruta, verificamos um aumento de 58,9 por cento na comparação ano contra ano, alcançando 524,9 milhões de reais no 4T20 – sendo o segmento digital responsável por 26 por cento deste resultado. O índice omnichannel ainda registrou 83,8 por cento no trimestre, um aumento de 5,6 pontos percentuais na comparação com 4T19.
Em relação ao seu Ebitda ajustado, a companhia ainda reportou um aumento de 18,9 por cento na comparação ano contra ano, contabilizando 47 milhões de reais no período. Ela ainda apresentou uma margem Ebitda de 9 por cento no 4T20, sendo este o resultado de uma contração de 3 pontos percentuais no trimestre, o principal destaque negativo da Petz.
Por fim, verificamos um lucro líquido de 27,4 milhões de reais no 4T20, o que representa um avanço de 65,1 por cento em relação ao 4T19. No acumulado no ano, essa alta foi de 98,3 por cento, totalizando 74,2 milhões em 2020.
No que tange ao seu nível de endividamento, a companhia apresentou números a patamares confortáveis, de 8,8 milhões de reais de dívida líquida no 4T20, um índice de alavancagem financeira (dívida líquida sobre Ebitda ajustado) de 0,1 vez.
E Eu Com Isso?
A Petz divulgou resultados sólidos, acima das expectativas, com forte crescimento do seu canal digital e expansão de seu número de lojas – com 28 unidades adicionais em um ano desafiador como vivenciado em 2020. Dessa forma, temos expectativa de um impacto positivo no preço das ações da companhia (PETZ3) para o curto prazo.
A companhia entregou bons resultados em 2020, com números acima do esperado na época do IPO, beneficiado pelo bom momento do mercado de pets e a eficiência da companhia no seu crescimento das vendas.
Diante do resultado exposto, verificamos que Petz é uma companhia com enorme potencial de crescimento e que vem se provando uma ação resiliente a turbulências externas desde o seu IPO. A expectativa é que sua estratégia de expansão e de digitalização agregue cada vez mais valor ao seu acionista.
Em um cenário de retomada da atividade e recuperação da economia, os catalisadores das ações da Petz (PETZ3) para 2021 continuam sendo: i) a maior penetração no canal digital na base de cliente, com expectativa de que esse número continue a crescer, porém, com velocidade menor do que a verificada durante o ápice pandemia; ii) aumento das vendas no conceito mesmas lojas (Same Store Sales – SSS), dado um cenário de vacinação; e iii) possibilidade de consolidação no mercado. Sendo o mercado de soluções para animais de estimação muito fragmentado, a Petz, por ser a principal liderança, é uma consolidadora de mercado em potencial.