Levante Ideias - Petz

O primeiro resultado da Petz

Na noite desta segunda-feira (26) a Petz divulgou seu resultado do terceiro trimestre de 2020, o primeiro após a sua abertura de capital (IPO).

O resultado foi bom e veio acima das expectativas, com forte crescimento das vendas digitais que impulsionou a receita bruta, Ebitda e lucro líquido no trimestre.

Os principais destaques positivos foram:

i) Forte crescimento das Vendas em Mesmas Lojas (Same Store Sales – SSS) de 32,3 por cento (6,5 por cento no 3T19);

ii) Receita bruta de 450 milhões de reais no trimestre, sólido aumento de 51,7 por cento em relação ao 3T19;

iii) Margem Bruta em relação à Receita Líquida de 49,3 por cento, 1 ponto percentual acima do ano de 2019;

iv) Crescimento de 392,9 por cento na receita bruta vindo dos canais digitais, representando 25,5 por cento da receita bruta total.

Os destaques negativos foram:

i) Forte aumento das despesas operacionais, puxado pelo incremento das despesas de vendas e despesas administrativas, que mostraram menor diluição de custo fixo em relação ao crescimento alcançado pelas lojas; e

ii) Menor margem Ebitda (métrica de geração de caixa potencial) com 10,4 por cento contra 11,7 por cento do 3T19.

A empresa inaugurou 10 lojas no trimestre, em linha com o crescimento projetado na abertura de capital, entrando em mais 2 estados: Mato Grosso e Ceará, ambas no capital do estado.

A empresa apresentou fortes resultados, com números de receita e crescimento acima do projetado pelo mercado, cumprindo com a promessa feita no IPO de entrega de crescimento e rentabilidade. O Lucro Líquido no trimestre foi de 17,1 milhões de reais, com boa margem de 4,5 por cento em relação à Receita Líquida.

Acreditamos que o resultado tenha impacto positivo no preço das ações da Petz (PETZ3) no curto prazo, embora tenham valorizado 18,8 por cento no mês, contra 6,78 por cento do Ibovespa, à espera do resultado positivo. O desempenho positivo recente da ação pode limitar a continuidade do movimento positivo dos últimos dias.

O forte ritmo de expansão faz com que um número relevante de lojas ainda não tenha atingido o período de maturidade de 3 anos de operação, com cerca de 52 por cento das lojas ainda abaixo deste patamar, o que acreditamos ser um ponto positivo, dando espaço para continuar com o indicador vendas mesmas lojas (SSS) em patamares elevados, permitindo a expansão da Receita.

Os investimentos realizados continuam em linha, se compararmos os gastos por loja inaugurada. A combinação da estratégia digital com o tamanho relevante das lojas (500 a 1000 m² de área), faz com que as lojas atuem como mini centros de distribuição, reduzindo os custos e o ônus de operar CDs grandes e mantém o nível de estoque baixo, otimizando o uso do caixa e continuidade da agilidade nas entregas.

Neste trimestre a empresa mostrou a capacidade de entrega, mesmo após a abertura de capital e por enquanto esse ritmo não comprometeu a sua rentabilidade. Ainda a abertura de lojas em outros estados fora do eixo urbano da região sudeste é positiva, uma vez que o efeito novidade em localidades com menor poder aquisitivo acelera o processo de maturação e melhora na omnicanalidade da operação.

Os principais desafios e pontos a observar daqui em diante são:

i) Manutenção das margens em níveis saudáveis mesmo com crescimento, sobretudo na margem líquida;

ii) A Continuidade do ritmo de inaugurações de lojas e expansão; e

iii) Manutenção do crescimento da frente digital, sem comprometer o nível de despesas operacionais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a incerteza

A muito aguardada reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que se encerrou na quarta-feira (28) manteve os investidores na incerteza em relação

Read More »
Senado - Levante Investimentos
E eu com isso

Para além da CPI da Covid-19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem se movimentado para organizar a retomada de pautas econômicas na Casa, ainda mais após acordo para indicar

Read More »
Levante Ideias - Aluguel de carros
E eu com isso

Resultados da Movida (MOVI3) do 2T21

A Movida (MOVI3) divulgou, nesta quarta-feira (28), seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2021. Os números vieram fortes em termos de lucro líquido, receita

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.