Levante Ideias - Petrobras

Petrobras vai investir na sua maior refinaria

Na noite desta segunda-feira (28), a Petrobras (PETR3/PETR4) anunciou em Comunicado ao Mercado que iniciou o processo de licitação para a ampliação e construção de nova unidade de Hidroprocessamento de Diesel em Paulínia (SP), na sua maior refinaria (Replan).

A Replan possui capacidade de processamento de 69 mil metros cúbicos de petróleo por dia e não está na lista de desinvestimentos da estatal.

As obras visam aumentar em cerca de 10 mil metros cúbicos de processamento, voltado para a produção de Diesel S-10 (baixo nível de enxofre) e também aumentar a capacidade de produção de Querosene de Aviação (QAV).

Em maio, a companhia, já sob nova gestão, lançou um programa batizado de “RefTOP – Refino de classe mundial” que visa um investimento em torno de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) para implementar uma série de melhorias nas 5 refinarias presentes no eixo Rio-São Paulo até 2025, em linha com o plano 2021-25 da companhia.

E Eu Com Isso?

Investir nas refinarias fora da lista de ativos a ser vendidos faz sentido no longo prazo.

Com o repasse de parte significativa da capacidade de refino para a iniciativa privada, as refinarias remanescentes na Petrobras ficariam defasadas caso não recebessem aportes de melhoria e ampliação de capacidade.

Em complemento, a companhia atualmente está com capacidade financeira saudável e suficiente para investir nas refinarias sem grandes problemas de alavancagem, além de ser um dos pontos mais críticos no balanço da companhia: a ineficiência e a defasagem nos ativos de refino, encarecendo os custos de produção.

Enxergamos a notícia como positiva, com impactos limitados no curto prazo, porém em caso de implementação bem-feita, com austeridade e transparência, tem um impacto fundamental na competitividade da estatal.

Um ponto importante a se observar é que, no passado, a Petrobras investiu de forma muito indisciplinada, com desembolsos bilionários em refinarias obsoletas ou incompatíveis com a necessidade econômica de cada região.

Necessário analisar com olhar crítico, para que os investimentos não tenham um viés eleitoreiro.

O setor de refino possui uma necessidade de mão de obra intensa e é um dos setores que mais empregam no país, juntamente com serviços e construção civil.

Dois exemplos claros são a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), inicialmente construída com fins de aumentar a produção de diesel; e a Comperj, no Rio de Janeiro, com propósito semelhante para o diesel e gás natural.

Ambas necessitam de mais investimentos e as obras andaram a passos de tartaruga, gerando obsolescência e depreciação dos ativos antes mesmo de atingir plena capacidade de operação.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Petrobras (PETR3/PETR4) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.