Levante Ideias - Petrobrás

Petrobras (PETR3/PETR4): Produção recorde

Nesta quinta-feira (07), a Petrobras divulgou novo recorde de produção anual, que atingiu 2,84 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia) em 2020. O recorde anterior, de 2,79 milhões de BOE/dia, foi alcançado em 2015. Outro recorde foi na produção isolada de petróleo, de 2,28 milhões de barris diários, cerca de 2 por cento acima do recorde anterior, também de 2015.

Os dados confirmam o forte crescimento da extração de petróleo do pré-sal nos últimos anos. Em 2020, este respondeu por 66 por cento do volume produzido pela companhia, ou 1,86 milhão de BOE/dia. Em 2015, a participação era de somente 24 por cento do volume extraído.

Vale enfatizar que os valores realizados de produção anual de óleo e total estão alinhados com o centro das metas revisadas em outubro de 2020. Em adição, superam em 5 por cento as metas inicialmente estabelecidas para 2020.

A Petrobras afirmou que a superação das expectativas decorreu de quatro fatores principais: (i) produção acima da capacidade nominal de processamento em Búzios, refletindo maior disponibilidade temporária de geração energética e compressão de gás nas plataformas; (ii) menor quantidade de intervenções para combate à corrosão por CO2 nos dutos submarinos de injeção de gás devido a novas ferramentas e tecnologias; (iii) declínio menos acelerado da produção nos campos Tupi e Sapinhoá em função de melhor desempenho dos reservatórios; e (iv) produção mais eficiente e otimização das interrupções nas plataformas.

 E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia é positiva para a Petrobras, com impacto positivo no preço das ações (PETR3/PETR4) no curto prazo. Após entregar um excelente resultado operacional no 3º trimestre de 2020, a companhia mostra-se comprometida com as arrojadas metas apresentadas no seu planejamento estratégico no fim do ano passado, tendo como principais objetivos a redução de custos de produção e extração, a venda de ativos e a redução do nível de endividamento.

Esse movimento acontece em um momento favorável para o setor, com a recuperação dos preços do barril de petróleo depois da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em 5 de janeiro, onde foi acordada a redução em 1 milhão de barris/dia.

Nesta data, as ações PETR3 e PETR4 valorizaram-se 3,05 e 3,90 por cento, respectivamente, enquanto a bolsa encerrou o dia com alta de 0,44 por cento, sustentada pela forte alta das ações da Petrobras, que fecharam o dia acima de 30 reais, patamar observado pela última vez somente nos meses anteriores à pandemia.

Ainda segundo a empresa, os recordes de produção sinalizam o bom desempenho operacional mesmo no cenário desafiador vivenciado em 2020, com maior foco em ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas, que constituem o principal diferencial competitivo da Petrobras. Estimamos ainda que, com o avanço das campanhas de vacinação ao decorrer de 2021, haverá recuperação da atividade e da demanda global, que contribuirá para manutenção de um cenário positivo para a companhia, com o aumento da demanda por combustível e, consequentemente, para o petróleo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Petrobras (PETR3/PETR4): Opep e corte na produção.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.