Na noite desta segunda-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lançou uma publicação no Twitter, após o fechamento do mercado, afirmando que está “Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha…” e questionando “O que a Petrobras tem a ver com isso?…”.
A mensagem veio para informar que a companhia irá participar da Comissão Geral na Câmara, representada pelo atual presidente, general Silva e Luna, para discutir o peso dos preços praticados pela Petrobras (PETR3/PETR4), que atualmente seguem as oscilações do mercado internacional.
O debate já vem ocorrendo desde a implantação do mecanismo de precificação seguindo as cotações de mercado, em 2017, período inicial da transformação da Petrobras, após prejuízos multibilionários devido ao controle de preços no período de 2013 a 2015, principalmente após as paralisações dos caminhoneiros que afetou fortemente a cadeia de suprimentos nacional por alguns dias em maio de 2018.
A pauta é complexa e envolve um dos produtos mais estratégicos para o país (os combustíveis) e envolve diversos setores da economia, além de ter grande influência na arrecadação de tributos por parte dos estados e municípios, envolvendo muitos “interessados” em várias pontas, cada um com seu interesse e reivindicações a respeito do assunto.
As ADRs da Petrobras (NYSE: PBR) fecharam o dia de ontem (13) em alta forte de 3,72%, puxado pelo fluxo de valorização de ações do mercado brasileiro como um todo e com um impulso adicional da alta dos preços do petróleo no mercado internacional.
Porém, até o fechamento deste texto, na manhã do dia 14, no pré-mercado, as ADRs sofriam uma queda de 0,68%.
E Eu Com Isso?
Ainda é incerto qual será o tom do debate na Comissão Geral da Câmara que tem início agendado para às 9h da manhã nesta quarta (14).
O tuíte de Arthur Lira deixa interpretações ambíguas a respeito de seu posicionamento sobre o assunto (se acha que a Petrobras tem responsabilidade total, ou se jogará para o lado da tributação estadual, por exemplo), principalmente pelo tom da última frase falando que “A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas.”
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—