Plataforma de petróleo da Petrobras

Petrobras: aumento do diesel

No dia primeiro de maio expira o prazo de isenção de impostos federais sobre o diesel, correspondente a cerca de 9 por cento a 9,7 por cento no preço final do combustível ao consumidor (0,33 reais por litro), o que deve gerar uma pressão para cima nos preços das bombas logo na estreia do general da reserva Silva e Luna no comando da Petrobras.

As recentes declarações do presidente da república a respeito da discordância da política de preços praticado pela Petrobras na gestão anterior e a fala afirmando “ser inadmissível um aumento de 39 por cento no preço do gás”, lançam novamente uma nuvem de incerteza a respeito de uma ingerência na estatal, a fim de cumprir o seu “dever social”.

Apesar das declarações do presidente, o posicionamento de Silva e Luna a respeito da política de preços, e também da continuidade do plano de negócios 2021-25 anunciado recentemente pela companhia, ainda é incerta.

Segundo a consultoria especializada no mercado de óleo e gás StoneX, a Petrobras hoje pratica uma diferença para baixo de 0,14 reais por litro em relação ao Preço de Paridade de Importação (PPI), valor de referência para os importadores atuantes no Brasil (inclusive para as grandes distribuidoras), uma diferença menor em relação ao observado durante a ameaça de greve dos caminhoneiros, porém ainda insustentável no longo prazo para a companhia.

E Eu Com Isso?

Esperamos uma continuidade da pressão negativa sobre os preços das ações da Petrobras (PETR3/PETR4) no curto prazo enquanto não houver uma definição clara de como a nova gestão conduzirá as operações da estatal.

Em meio à complexidade da cadeia de suprimentos e produção de combustível, a Petrobras continua sendo alvo de uma espécie de “bode expiatório” para acobertar o principal vilão da alta de preços de combustíveis no país: o dólar em patamares altíssimos, que teima em não abaixar pelas sequências de lambanças em Brasília principalmente, com aumento da percepção de risco de investimentos no Brasil.

O dólar alto implica em forte alta de custos de insumos no país em diversas frentes. Falando especificamente da cadeia do óleo diesel, há dois componentes diretos e um indireto:

i) Há uma mistura regulamentada de 13 por cento de biodiesel na composição do produto final no país que, este por sua vez, é majoritariamente produzido pela soja (em forte alta desde 2020), o que encarece a componente responsável por cerca de 12 por cento no preço final.

ii) O país possui um parque de refino inadequado ao tipo de petróleo produzido no país, além da capacidade instalada insuficiente para abastecer todo o território nacional, o que implica em importação de petróleo compatível (cotado em dólar) e importação direta de diesel pelas empresas tradings e distribuidoras, que necessitam completar a sua oferta.

iii) O componente indireto é a escassez de oferta cada vez maior pelo prolongamento do preço praticado pela Petrobras abaixo do PPI, que faz com que as importadoras obtenham concorrência desleal e reduzam o volume. A redução da oferta faz com que as distribuidoras necessitem praticar preços mais altos para compensar a queda no volume, o que encarece os preços no final, sobretudo em regiões mais afastadas do litoral.

O novo CEO da Petrobras (PETR3/PETR4) terá um desafio complexo no qual a solução encontra-se em Brasília e não dentro da companhia, assumindo o comando no meio de uma encruzilhada. Caso haja uma mudança na política de preços da Petrobras, no qual haja um maior controle e preços abaixo da paridade de importação por um longo período, o prejuízo financeiro bilionário na estatal poderá se repetir.

Em complemento, o andamento do processo de vendas das refinarias da companhia pode travar pela incerteza gerada sobre o mercado de refino e distribuição devido a uma interferência negativa do Estado, minando um dos principais processos para a redução do endividamento da companhia, ainda em cifras extremamente altas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Investir em Petrobras ficou arriscado demais | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.