Levante Ideias - Dinheiro

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita o pagamento de precatórios de acordo com o exercício orçamentário.

A CCJ apenas analisa a constitucionalidade da proposta e o placar acabou sendo mais apertado do que o governo esperava, com alguns votos contrários vindos de deputados aliados.

Agora, o texto segue para comissão especial na Câmara.

Ademais, a PEC permite que o governo federal estabeleça um limite máximo para o pagamento de dívidas judiciais, sendo este limite atrelado a uma porcentagem da receita corrente líquida.

Caso o projeto seja aprovado, as despesas com precatórios devem recuar em R$ 33,5 bilhões já em 2022, abrindo espaço no Orçamento para outros projetos do governo.

Além disso, líderes partidários também discutem a possibilidade de incorporar a solução alternativa, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça, na comissão especial.

A proposta, que conta com o apoio do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, limita o pagamento de precatórios ao mesmo valor de 2016, corrigindo a cifra apenas pela inflação retroativa.

A versão abriria ainda mais espaço no Orçamento, podendo chegar a quase R$ 50 bilhões de alívio no pagamento de precatórios para 2022.

E Eu Com Isso?

Após forte estresse com relação à questão dos precatórios, especialmente diante das manifestações do 7 de setembro, o apaziguamento dos ânimos permitiu que uma solução avançasse na Câmara dos Deputados.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Desoneração da folha.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.