Levante Ideias - Senado OZJ

Pauta de costumes não avança – 10/09

E a pauta de costumes?

O presidente Jair Bolsonaro foi eleito com o discurso liberal na economia e conservador nos costumes, prometendo avançar nesses dois sentidos. No quesito econômico, a agenda vai, lentamente, avançando. No entanto, a pauta de costumes foi deixada de lado. Projetos como o Escola sem Partido, a proibição do aborto e até mesmo o pacote anticrime, de Sérgio Moro, estão parados no Congresso Nacional.

O diagnóstico de líderes partidários e de Rodrigo Maia é que esses temas não sairão do lugar pelo menos em 2019 e talvez nem em 2020. Segundo o presidente da Câmara, deve-se dar total prioridade à agenda econômica até que o país consiga sair dessa crise. Além disso, o Congresso tem tido mais autonomia nesta legislatura. Tanto Maia quanto Alcolumbre têm posições mais ao centro, não vendo sentido em pautar matérias mais polêmicas.

E Eu Com Isso?

Era claro, desde o início do governo, que uma pauta deveria ser priorizada em detrimento da outra. O bom senso prevaleceu e a agenda econômica se sobressaiu. É importante, também, analisar a limitação do governo em levar adiante pautas de seu interesse, já que o Planalto decidiu por não formar uma coalizão majoritária e estendeu bastante autonomia ao Congresso. Após esse primeiro ano, poderemos ver uma mudança na composição das forças políticas. 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.