Levante Ideias - Panvel

Panvel (PNVL3/ PNVL4) migra para o Novo Mercado

No dia 1º de abril, a Panvel comunicou em Fato Relevante a conversão de todas as suas ações PN para ON e sua migração para o Novo Mercado, o segmento de mais alta governança da B3.

Esta não foi a primeira tentativa de migração de segmento da companhia. Meses após o seu re-IPO em 2020, a empresa de varejo farmacêutico havia proposto a conversão de suas ações, porém em termos bem menos atrativos para os preferencialistas, numa razão de 0,8 ON para cada 1 PN. A proposta foi barrada pela CVM após reclamação dos grupos minoritários sobre sua diluição de capital.

A nova proposta de conversão traz uma razão de 1 ação ON para cada ação PN, com exceção da Kinea, que faz parte de um acordo de acionistas com as famílias controladoras Mottin, Weber e Pizzato. Nesse caso, somente, a razão será de 0,8 ON para cada 1 PN, uma proporção que já havia sido anteriormente acordada no passado, quando a Kinea comprou a participação a IP na Panvel.

E Eu Com Isso?

O anúncio da Panvel é visto como uma vitória para os acionistas minoritários, uma vez que a proposta de conversão inicial acarretaria a diluição aos acionistas detentores de ações preferenciais. Dessa forma, a expectativa é de um impacto positivo no preço das ações da companhia (PNVL3/ PNVL4) para o curto prazo.

As ações PN (PNVL4) fecharam o pregão da última quinta-feira (1/abr) cotadas a 18,10 reais, com 5,7 por cento de desconto sobre as ações ON (PNVL3) cotadas a 19,20 reais. Esse desconto deve fechar com a conversão das ações ON e PN na proporção de 1 para 1.

Com a conversão numa razão 1 ON para 1 PN, a nova proposta é bem-quista pelos seus acionistas, que enxergam como principal benefício o fortalecimento da governança da companhia. Em adição, as ações preferenciais da Panvel (PNVL4) representam hoje menos de 10 por cento do capital total da companhia e, dessa forma, não é esperado um impacto significativo na liquidez de suas ações.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Drogarias: IPO da Pague Menos e follow-on da Panvel (PNVL3/PNVL4).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Bolsa de Valores
Artigos

Ibovespa sobe, mas não empolga

Mercado Local → Ibovespa 122.516 pontos +0,59% O Ibovespa registrou alta puxada pela boa performance do setor financeiro, à espera de bons resultados trimestrais do

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic vai subir 1%

Na terça-feira (03) e na quarta-feira (04) haverá mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Desde a edição passada, em junho, estava mais

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Sempre o fiscal

A semana começa movimentada no cenário político, com a volta das atividades legislativas e investidores de olho no quadro fiscal de 2022, a ser definido

Read More »
Levante Ideias - Robinhood
E eu com isso

IPO da Robinhood

A Robinhood (HOOD), polêmica corretora americana voltada ao investidor pessoa física, estreou na NASDAQ na última sexta-feira (30), em uma sessão bastante volátil. Após chegar

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.