Levante Ideias - Ferrovia

Novo marco legal das ferrovias

Na segunda-feira (30), foi realizada a edição da Medida Provisória que institui o novo marco legal do transporte ferroviário pelo presidente Jair Bolsonaro.

Previamente anunciada pelo ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a edição da MP tem como principal mudança a coexistência do regime de autorização com o modelo de concessões hoje praticado.

O regime de autorização consiste em um modelo onde o investidor privado pode permanecer com o empreendimento após o término do período de contratação, tornando-se o novo dono deste.

O modelo, largamente usado em outras indústrias, como telecomunicações e energia elétrica, visa reduzir as incertezas para o investidor interessado em ingressar no setor para a construção de ferrovias e aproveitamento de trechos pouco utilizados.

Nesse contexto, o governo tem como objetivo transformar em regime de autorização o prolongamento da Malha Norte (antiga Ferronorte), da Rumo.

Hoje, o trecho termina em Rondonópolis e ganharia outro trecho para chegar até Lucas do Rio Verde (MT).

Além deste, outros projetos já foram apresentados ao ministério por potenciais investidores, totalizando um montante de R$ 20 bilhões.

Dentre os projetos, destacam-se os trechos Sete Lagoas (MG) – São Mateus (ES), para atendimento de um novo porto privado, e Estrada de Ferro Carajás (EFC) – Alcântara (MA), com o mesmo intuito.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o setor de infraestrutura.

O modelo de autorização, amplamente usado em outros países, como os Estados Unidos, consiste em uma iniciativa interessante para promover os investimentos necessários do setor, hoje não plenamente atendidos com a modalidade de concessão.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Expansão da Rumo no MT.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.