Marinho divulga nova economia da Previdência
O secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, divulgou a nova projeção feita pelo ministério da Economia sobre a reforma da Previdência e seu impacto no fiscal do país. Segundo os novos cálculos estima-se uma economia de 933,5 bilhões em 10 anos. Eles foram feitos após a aprovação da PEC em primeiro turno da Câmara,
O número leva em consideração a arrecadação com o reajuste da CSLL – estimada em 19,2 bilhões. Do lado da redução de despesas, portanto, a economia é de 914,3 bilhões.
O governo ainda projeta uma economia de aproximadamente 200 bilhões em dez anos com a MP de combate a fraudes no INSS. A MP foi aprovada neste primeiro semestre. Marinho continua otimista com a aprovação da reforma e acredita que as eventuais mudanças no Senado devem ser feitas por meio de uma PEC paralela, para que a tramitação da reforma previdenciária não atrase.
E Eu Com Isso?
Havia uma preocupação em não divulgar os cálculos de economia após as mudanças no texto da reforma da previdência por conta da votação dos destaques. No entanto, já se sabia que o número ficaria em torno dos 900 bilhões de reais. Inicialmente o número era de 1,236 trilhão de reais. Dessa forma, o impacto fiscal da medida ainda é bastante potente. Assim, a possibilidade de desidratação em votação no segundo turno é quase nula.
Confira
Presidencialismo de coalizão: o que é?
Quer aprender a investir? Veja nossas dicas de como iniciar.