Levante Ideias - Notredame

NotreDame Intermédica (GNDI3): Resultados do 4T20 e de 2020

Na noite desta terça-feira (17), após o fechamento de mercado, a Notredame Intermédica divulgou os resultados do 4T20 e do consolidado do ano de 2020.

Os resultados deste último trimestre apresentaram queda nas margens, sobretudo pela maior taxa de utilização do plano, com aumento no número de consultas e internações, relacionados à segunda onda da pandemia no país. No consolidado do ano, porém, a companhia alcançou forte crescimento com rentabilidades recordes.

Os principais destaques positivos foram:

i) Expansão da receita líquida no 4T20 de 22,1 por cento em relação ao 4T19, alcançando 2,8 bilhões de reais. No ano, a receita líquida apresentou crescimento maior de 26,9 por cento, no montante de 10,67 bilhões de reais.

A expansão se deu pelo aumento do número médio de beneficiários no período via aquisições de concorrentes e expansão orgânica (21,8 por cento de aumento em 2020), alcançando 6,157 milhões de beneficiários, combinados com o crescimento do ticket médio dos planos de 3,8 por cento na comparação anual, no consolidado de 2020.

ii) Queda na sinistralidade caixa (equivalente ao Custo do Serviço Prestado) no consolidado do ano de 2020 de 70,3 por cento para 68,3 por cento, impulsionando as margens Ebitda e Líquida da companhia.

No ano o Ebitda (métrica para a geração de caixa operacional) ficou em 1,82 bilhão de reais, com margem de 17,1 por cento (crescimento absoluto de 42,8 por cento e melhora de 1,9 pontos percentuais na margem) e lucro líquido ajustado por efeitos não-caixa de 1,01 bilhão de reais (crescimento absoluto de 59,7 por cento e melhora de 1,9 pontos percentuais na margem).

Contribuiu também para a melhoria da rentabilidade a redução da participação total das despesas gerais e administrativas de 9,0 por cento para 8,7 por cento da receita líquida total do ano de 2020.

E Eu Com Isso?

Apesar dos números fortes, os resultados vieram ligeiramente abaixo do esperado, esperamos uma reação negativa no preço das ações da companhia (GNDI3) no curto prazo, devido à alta no último pregão de mais de 2 por cento.

A companhia acelerou o ritmo de expansão e aquisições no ano de 2020, entrando de maneira contundente nos estados da região Sul do país (PR e SC), além de MG, sem necessidade de abrir mão da rentabilidade para o crescimento, inclusive obtendo margem líquida recorde desde a sua abertura de capital.

A companhia investiu cerca de 3,69 bilhões de reais em expansão no ano com 3,405 bilhões em 8 aquisições dentre hospitais, clínicas e laboratórios, com a mais relevante sendo a Clinipam (2,642 bilhões de reais), ampliando a base de beneficiários via aquisições em 566 mil pessoas. Os 283 milhões de reais restantes foram empregados em reformas e expansão da rede própria de hospitais e clínicas.

O preço das ações da companhia (GNDI3) tende a se balizar cada vez mais pelas movimentações no preço das ações da Hapvida, devido ao anúncio da fusão entre as duas companhias, com a relação de troca de ações já anunciada para o mercado.

A relação de troca atualizada é de 5,249 ações da Hapvida (HAPV3) por 1 ação da Intermédica (GNDI3) adicionado de 6,45 reais por ação da Intermédica como parcela de pagamento em dinheiro (parcela caixa). Com estes termos, considerando o preço do último fechamento de mercado de HAPV3 (15,92 reais por ação), o valor de compra total da GNDI3 estaria em 90,01 reais por ação, um ágio de cerca de 4,34 por cento em relação ao último fechamento de GNDI3 (86,27 reais por ação).

A Hapvida anunciará seus resultados de 4T20 na noite desta quarta-feira (17), após o fechamento do mercado. Caso obtenha um resultado positivo e acima do esperado, pode fazer com que as ações de HAPV3 obtenham reação positiva, puxando junto as ações de GNDI3 para cima, dado o desconto em relação ao valor da relação de troca entre as duas companhias.

Os principais catalisadores para as ações da Intermédica e Hapvida são: i) aprovação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE); ii) ganhos de sinergia com a fusão devido à complementaridade regional das operações e; iii) maior crescimento via aquisições e consolidação do setor de saúde, pois as duas companhias juntas possuem ainda menos de 20 por cento dos leitos de hospitais no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Fusão da Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3) (II).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.