Notredame Intermédica

Fusão da Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3) (II)

Neste sábado (27), o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) e Hapvida (HAPV3) divulgaram ao mercado os termos do seu acordo de união entre as empresas criando uma gigante de cerca de 110 bilhões de reais de valor de mercado. A combinação das duas é a maior fusão do mercado brasileiro desde a fusão entre Itaú e Unibanco em 2008, que movimentou na época cerca de 85 bilhões de reais.

Nos termos estabelecidos, os acionistas da NotreDame poderão receber via dividendos extraordinários até 4 bilhões de reais além das ações HAPV3. Na companhia resultante, os acionistas atuais da Hapvida terão 53,6 por cento da companhia, enquanto os acionistas do GNDI terão os 46,4 por cento restantes.

A relação de troca foi definida: os acionistas da GNDI receberão, em substituição a cada 1 (uma) ação ordinária da GNDI, (i) 5,2490 (cinco vírgula dois quatro nove zero) ações ordinárias da Hapvida (“Relação de Troca”); e (ii) R$ 6,45 (seis reais e quarenta e cinco centavos).

Adicionalmente, a Intermédica (GNDI3) divulgou dividendos extraordinários de 4 bilhões de reais (retorno de 7,56 por cento), com acionistas com base na posição acionária da GNDI na Data de Fechamento da operação de fusão.

Após aprovação por parte dos acionistas de ambas as companhias, o acordo ainda precisa ser submetido aos órgãos reguladores Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Um outro ponto curioso no acordo entre as companhias é o posto de CEO, que será dividido entre Irlau Machado (atual CEO do Grupo NotreDame Intermédica) e Jorge Pinheiro (atual CEO da Hapvida).

As empresas realizarão às 14:00 desta segunda-feira (01/março) uma teleconferência sobre a fusão com o mercado melhor explicar o acordo.

E Eu Com Isso?

Com a relação de troca definida (1 para 5,249) e considerando os preços de fechamento de sexta-feira (26/fev), a relação de troca a preços de mercado está em 5,59, portanto cerca de 7 por cento acima do proposto. As ações da Notredame Intermédica (GNDI3) estão com prêmio total de 15 por cento sobre as ações da Hapvida (HAPV3), considerando os 7,5 por cento de retorno em dividendos da GNDI3.

Dessa forma, esperamos impacto positivo no preço das ações da Intermédica (GNDI3) no curto prazo, de maneira que as ações da Hapvida (HAPV3) e Intermedica (GNDI3) fiquem em linha com a relação de troca proposta e considerando o dividendo anunciado.

A fusão entre as companhias também marca a ascensão do modelo verticalizado que ambas as companhias operam no mercado de saúde, este modelo de negócios já era o que mais crescia no país e a fusão entre as companhias deve acelerar ainda mais esse processo.

O mercado de saúde vem se mostrando um dos mais aquecidos do país, com constantes notícias de fusões e aquisições, além de IPOs, como o da Rede D’Or (RDOR3) no final de 2020. O mercado segue ainda bastante pulverizado, mostrando que esse movimento deve continuar no médio prazo, além disso parte vital da estratégia de ambas as companhias pré-fusão passava pela aquisição de hospitais.

Por criar a maior empresa de saúde no país, com cerca de 18 por cento de participação de mercado em termos de clientes de seguros, uma preocupação inicial do mercado seria uma concentração de mercado exagerada, o que traria potenciais vendas de ativos ou até invalidação do acordo por parte do Cade. Porém as companhias possuem geografias complementares, com a GNDI mais presente no Sul e Sudeste, enquanto a Hapvida possui forte presença no Norte e Nordeste, dessa forma o mercado espera somente vendas de ativos pontuais para aprovação do negócio.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre o assunto: Fusão da Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3)

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel