Levante Ideias - Assai Atacadista

No verão, Assaí faz bem (PCAR4)

No verão, Assaí faz bem (PCAR4)

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) (PCAR4), dono das varejistas Pão de Açúcar e Extra, divulgou na quarta-feira (15) dados de vendas do quarto trimestre de 2019. A receita bruta apresentou alta de 10,3 por cento na comparação anual para 59,1 bilhões de reais nas operações do Brasil.

O sólido resultado foi impulsionado pelo segmento de atacarejo, representado pela sua bandeira Assaí, cuja receita bruta cresceu mais de 20 por cento entre 2018 e 2019 para 30,3 bilhões de reais, resultado da abertura de 22 unidades no período combinada com o aumento nas vendas de mesmas lojas de 6,3 por cento.

A linha multivarejo, que inclui as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar, apresentou um crescimento marginal de 0,2 por cento no ano contra ano para 28,8 bilhões de reais em virtude de reestruturação da marca.

O resultado operacional do 4T19 do GPA (PCAR4) mostrou sólido crescimento do segmento atacarejo (Assaí) tanto no crescimento de vendas com abertura de novas unidades como na rentabilidade da operação, medido pelas vendas de mesmas lojas.

A linha de negócio representa aproximadamente 51 por cento do total das receitas da companhia no Brasil e acreditamos que este percentual possa expandir ainda mais, a partir da efetivação dos planos de conversão de lojas Extra em Assaí em conjunto com a melhora na rentabilidade do negócio, que será potencializada com o crescimento econômico, com um consequente maior retorno ao acionista.

É importante relembrar que o GPA concluiu a aquisição do Grupo Éxito, maior varejista da Colômbia, por 9,5 bilhões de reais em novembro do ano passado. A linha internacional do negócio contribuiu com 2,4 bilhões de reais na receita bruta de 2019 com apenas um mês de contabilização. O Pão de Açúcar também colocou à venda sua rede de postos de gasolina, o que comprova sua estratégia de desinvestimento de ativos não relacionados ao seu modelo de negócio principal, com o objetivo de focar onde é referência: varejo alimentício.


* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também:Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) e Raia Drogasil (RADL3) lançam empresa de fidelidade

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel