A Netflix (NFLX) anunciou, nesta segunda-feira (11), uma parceria com o Walmart para vender os produtos da nova série que virou febre Squid Game (no Brasil conhecida como Round 6) nos sites da varejista. O projeto faz parte da tentativa da companhia de diversificar suas receitas e monetizar de diferentes maneiras os conteúdos de suas séries.
O maior exemplo global de sucesso neste sentido que temos hoje é a Disney, que é referência em extrair resultado da sua base de ativos.
Desde o século passado, quando a mídia ainda dependia de tecnologias mais tradicionais, a companhia já monetizava uma infinidade de produtos relacionados às suas séries e filmes.
O maior exemplo é o seu parque de diversões, ao qual pessoas do mundo inteiro viajam para os Estados Unidos, Europa ou até na Ásia com o objetivo principal de visitar o mundo Disney.
Evidentemente, a Netflix vai entrar nesse mercado de forma gradual, acostumando os consumidores com seus produtos no dia a dia. Atualmente, é possível comprar em uma área específica no site do Walmart camisetas, bonecas, entre outros produtos.
A companhia garante licenças de direitos autorais às empresas que confeccionam esses produtos e, em troca, recebe royalties das vendas às varejistas.
E Eu Com Isso?
Atualmente, a Netflix é o maior serviço de streaming no mundo, com mais de 200 milhões de assinantes pelo mundo.
No entanto, com a entrada de novos concorrentes, o crescimento nos últimos trimestre tem desacelerado, e a companhia tem tido um 2021 abaixo das expectativas do mercado.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—