MRV - E Eu Com Isso - Levante

MRV (MRVE3) – resultado do primeiro trimestre de 2020

A MRV (MRVE3) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020. Os números vieram em linha com as expectativas em termos de receita líquida, mas abaixo do esperado em termos de lucro líquido.

As principais surpresas negativas foram: provisão para devedores duvidosos (PDD) de 10 milhões de reais, queda na margem bruta e aumento das despesas operacionais (G&A) e outras despesas operacionais de 31 milhões de reais.

O resultado fraco era parcialmente esperado, pois a companhia já havia divulgado dados operacionais mais fracos, com consumo de caixa de 182 milhões de reais devido aos problemas de repasse em março.

Do lado positivo, a empresa, ainda durante sua prévia operacional, reportou o maior volume de vendas líquidas da história, um aumento de 27,9 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2019. Outro destaque também é o menor volume de distratos para um primeiro trimestre da companhia, com redução de 27,8 em relação ao mesmo período do ano anterior.

O resultado de MRV veio fraco, já era em parte esperado devido ao consumo de caixa (divulgado anteriormente), mas o aumento das despesas operacionais e a PDD devem trazer impacto negativo no preço das ações (MRVE3) no curto prazo.

Na quinta-feira (28) as ações da companhia (MRVE3) já haviam antecipado esse resultado e caído 5,2 por cento, em comparação com a queda de 1,1 por cento no Ibovespa, o que deve limitar a queda das ações no pregão desta sexta-feira.

A receita líquida foi de 1,5 bilhão de reais no quarto trimestre, queda de 0,6 por cento na comparação anual.

A margem bruta foi de 28,2 por cento no trimestre, queda de 1,3 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre e 3,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2019.

O lucro líquido totalizou 115 milhões de reais no trimestre, queda de 23,9 por cento em relação ao quarto trimestre de 2019.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 9,4 por cento no trimestre (anualizado), comparado a 12,5 no mesmo trimestre de 2019. Uma combinação de margem bruta menor por um tempo e níveis mais altos de estoques devem continuar a pressionar o ROE da MRV no curto prazo.

O VGV dos lançamentos foi baixo devido ao adiamento de parte dos lançamentos previstos para o período por conta do fechamento dos seus pontos de venda, que ficaram inoperantes a partir de meados de março em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19. 

A MRV está buscando reduzir a dependência do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida que respondeu por 90 por cento das vendas no primeiro trimestre de 2020. A empresa também informou que, diferentemente deste primeiro trimestre, não vê motivos para novos entraves para receber os aportes da União.

A MRV tem sólida posição de caixa de 1,25 bilhão de reais e baixo nível de endividamento, com relação dívida líquida/PL de 25,4 por cento em mar/20.

O principal catalisador das ações da MRV será o comportamento do cancelamento de vendas bem como os seus repasses relacionado ao programa habitacional MCMV. Estes riscos afetam em especial a MRV devido a sua maior sensibilidade ao nível de renda e emprego da população.

Outro catalisador é o processo de internacionalização, com a aquisição da AHS Residential nos EUA. Esse foi o primeiro trimestre em que a MRV já incorporou os números da AHS no seu balanço e divulgou informações separadas da sua empresa no EUA.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Cogna (COGN3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

CSN E Eu Com Isso
E eu com isso

CSN: IPO da mineração

Na noite da última sexta-feira (22), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) divulgou o prospecto preliminar da oferta pública de ações (IPO) de sua subsidiária CSN

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Eletrobras e BR Distribuidora

Após anunciar sua renúncia do comando da Eletrobras (ELET3/ELET6) na sexta-feira (22), o CEO da companhia, Wilson Ferreira Júnior, deve assumir o comando da BR

Read More »
Incerta - E Eu Com Isso
E eu com isso

Lidando com a incerteza

Vou retornar às aulas de Física, mais especificamente às de Cinemática, dos tempos de ensino médio. O movimento de um corpo sólido era provocado pela

Read More »
E eu com isso

Nova Tecnologia da Alphabet

A Alphabet, companhia de participações dona da Google, anunciou nesta segunda-feira (25) que está tendo avanços significativos em sua nova tecnologia capaz de substituir os

Read More »
Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos
E eu com isso

Reta final no Congresso

A semana foi encurtada por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo, mas Brasília segue a todo vapor, com as eleições para o

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel