Levante Ideias - Barragem Mariana

MP pede que Vale e BHP assumam dívida da Samarco

O imbróglio que envolve a recuperação judicial da mineradora Samarco ganhou mais um capítulo. Nesta quarta-feira (18), o Ministério Público de Minas Gerais pediu à Justiça o arresto cautelar dos bens da Vale (VALE3) e da australiana BHP, controladoras da Samarco, no valor de R$ 50,7 bilhões, correspondentes à totalidade das dívidas da Samarco, de acordo com o pedido de recuperação judicial.

O Ministério Público pediu ainda a suspensão da recuperação judicial da Samarco e a desconsideração de sua personalidade jurídica.

Tal medida busca responsabilizar os sócios da companhia para que respondam com seus bens pelo passivo incluído no processo. 

Para o Ministério Público, a recuperação judicial da Samarco está sendo utilizada como manobra pelas duas acionistas da empresa, a Vale e a BHP, para se esquivarem da responsabilidade pelo passivo da Samarco e receberem todos os valores já aportados na mineradora controlada.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para as ações da Vale (VALE3) que encerraram o pregão desta quarta-feira com forte queda de 3,36%. 

Para o MP, a Vale e a BHP possuem responsabilidade direta sobre as obrigações socioambientais acarretadas pela tragédia da Samarco com o rompimento da barragem de Mariana (MG) em 2015.

A Samarco afirmou em nota que não foi notificada pelo MP de Minas Gerais reforçando que a recuperação judicial foi a alternativa encontrada para a empresa manter sua função social, os empregos e benefícios para as comunidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, possibilitando ainda a manutenção das ações de reparação e compensação dos danos relativos ao rompimento da barragem.

A Vale, assim como a Samarco, afirmou que não foi notificada sobre a ação do MP e que analisará se irá se manifestar nos autos. 

Em complemento, os preços do minério de ferro na China vem despencando, com queda de mais de 10% no último fechamento por lá, com temores da nova onda de Covid.

Tal motivo está acarretando em fechamento de portos e interrupção de diversas atividades da economia real no país, colocando uma trajetória ruim para as ações de mineração e siderurgia no curto prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultados da Vale (VALE3) do 2T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.