Vale - VALE3 - Levante Investimentos (IMG2)

Produção e vendas da Vale

A maior companhia brasileira listada em bolsa, Vale (VALE3), divulgou sua prévia operacional do segundo trimestre de 2021, com dados de produção e vendas de seus produtos.

Os números vieram acima do 1T21 e também na comparação anual (2T20), porém sem grandes surpresas. A produção de minério de ferro segue em franca expansão, enquanto a produção de níquel e cobre sofreu uma leve queda, devido a manutenção e paradas não programadas em suas plantas no Canadá.

A produção de minério de ferro, principal componente do resultado da companhia (cerca de 80%), cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano anterior e, também, em relação ao trimestre passado, alcançando 75,6 milhões de toneladas de minério.

O crescimento se dá pela conclusão de alguns projetos de expansão da produção, sobretudo no Sistema Norte, principal polo de crescimento, com a Serra Leste (uma das plantas do Sistema) atingindo sua capacidade máxima.

Além disso, a capacidade produtiva da companhia alcançou 330 milhões de toneladas, de modo que será possível alcançar 1 milhão de toneladas por dia de produção de minério de ferro no segundo semestre, no teto da faixa indicativa no guidance da companhia.

O volume de vendas acompanhou bem o volume de produção, ficando próximo de 100% do volume total produzido no trimestre.

Para Níquel e Cobre, responsáveis por mais 15% do resultado da companhia, apresentaram queda de 15,3% e 4% em relação ao 2T20, porém o volume de vendas seguiu firme, com crescimentos de mais de 20% na comparação anual.

E Eu Com Isso?

Apesar do resultado já esperado, é bom notar que no primeiro trimestre a Vale apresenta naturalmente um baixo volume de produção e vendas devido ao clima desfavorável no Norte e paralisações na China (inverno e ano novo chinês).

Além disso, o 2T20 foi o pico da paralisação devido à pandemia no mundo, o que jogou o volume de vendas para baixo, de modo que dificulta uma comparação mais palpável da evolução operacional da companhia.

Porém os preços médios de minério de ferro chamam a atenção, chegando a mais de US$ 190 por tonelada no 2T21 (contra cerca de US$ 92 por tonelada) e, combinados com os dados de venda divulgados, devem gerar uma excelente expectativa de resultado para este trimestre, de modo que esperamos um impacto positivo para as ações da companhia (VALE3) no curto prazo.

A companhia retirou suas projeções de produção de Níquel e Cobre para o ano de 2021, devido às incertezas na sua operação no Canadá (Sudbury) e também da evolução de implementação da manutenção e obras de segurança em Salobo e Sossego, duas plantas também relevantes no segmento de metais básicos.

A retirada do guidance pode gerar um desconforto para alguns investidores, porém, em nossa visão, a revisão de projeções é pouco significativas em relação aos resultados da companhia e enxergamos como eventos temporários que não afetam os fundamentos da Vale de maneira significativa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A Vale (VALE3) e o Superciclo das Commodities.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.