Levante Ideias - Prédios

Moura Dubeux precifica seu IPO em 19 reais

Foi anunciado na terça-feira (11) a precificação do Initial Public Offering (IPO) da construtora nordestina Moura Dubeux a 19 reais por ação – exatamente no centro da faixa indicativa, que ia dos 17 aos 21 reais.

Dessa forma, a oferta movimentou o equivalente a 1,25 bilhão. Os recursos líquidos (após o pagamento dos coordenadores e das demais taxa) irá integralmente para o caixa da companhia, visto que a oferta é estritamente primária.

Os recursos terão a seguinte destinação: i) 90 por cento para pagamento de dívidas e 10 por cento para reforço de caixa. A empresa estreia na quinta-feira (13) as negociações na B3 através do código MDNE3.

O sucesso da oferta da construtora indica que o mercado segue com apetite para novas emissões e opções de investimento, mesmo que as empresas não apresentem fundamentos sólidos. O preço da oferta veio acima do esperado pela Levante. Acreditávamos que a oferta seria precificada na parte inferior da faixa indicativa, em 17 reais por ação.

A relação dívida líquida sobre patrimônio líquido da companhia é alta (9x) e ela amarga prejuízos há pelo menos quatro anos. Mesmo com o destaque na região onde atua, acreditamos que ela terá dificuldades em gerar retorno para o acionista no longo prazo. A relação risco e retorno não é convincente e por isso preferimos ficar fora dessa oferta.

Quase todos os recursos levantados serão destinados à quitação das dívidas da empresa com Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. Curiosamente, as três instituições financeiras foram coordenadoras na oferta das ações.

Os investidores que participaram da oferta acreditam que com a redução da dívida a empresa conseguirá melhorar sua performance operacional e financeira. Preferimos que a companhia de sinais de melhora em seus resultados antes de voltarmos a analisar os papeis.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Moura Dubeux adia precificação

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.