Levante Ideias - XP Investimentos

Monte Bravo faz acordo com a XP

Após diversas especulações, com uma possível saída para o BTG Pactual (BPAC11), o maior escritório de agentes autônomos da XP, a Monte Bravo, chegou em um acordo para se tornar uma corretora sem sair da rede da XP (XP:NASDAQ).

A nova corretora terá uma participação no capital social de 45% da XP e o restante com a Monte Bravo.

Este é o segundo acordo nesses moldes. Na semana anterior, a companhia fechou um acordo semelhante com a Messen, outro grande escritório, com cerca de R$ 15 bilhões de ativos sob custódia.

Os grandes AAIs vem entrando em um movimento de virarem corretoras. Os escritórios EQI, Lifetime, Arton Advisors e Acqua-Vero fecharam acordos com o BTG, saindo da base da XP recentemente. A Monte Bravo marca o segundo movimento de grande porte de reação da XP.

A Monte Bravo é o maior escritório de AAI da XP, com 18 bilhões de ativos sob custódia. A XP divulgou um total de 719 bilhões no resultado de 1T21, incluindo clientes de captação direta e de sua ampla rede de AAI.

E Eu Com Isso?

Para a XP (XP:NASDAQ) a notícia é positiva. Embora fique a preocupação com o aumento dos custos para manter sua larga base de AAIs, também mostra a capacidade de reação da companhia a ameaça competitiva neste mercado. Esperamos impactos levemente positivos para as ações da companhia no curto-prazo.

Além da negociação com os escritórios, mais notícias quanto a participação do Itaú (ITUB4) devem ter impactos no preço das ações da companhia.

Enquanto a cisão dos 41,05% da XP, que o Itaú possui segue próxima a ser concluída, em evento para investidores, o Itaú anunciou que pretende exercer seu direito de compra de ações adicionais da companhia, cerca de 11,38% do capital social, em 2022.

Apesar de não ter interesse em ter participação direta, o acordo garante um múltiplo de 19 vezes lucro, enquanto as ações da companhia atualmente são negociadas a valores mais de 2 vezes maior, tornando o negócio muito bom para o banco, nem que seja para comprar e revender logo em seguida.

Acreditamos também que o movimento da transformação de grandes escritórios em corretoras está ganhando força e aos poucos vai mudando a dinâmica do mercado, colocando aos poucos as grandes corretoras como fornecedoras de tecnologia para esses escritórios.

Nesta quarta-feira (2), a XP encaminhou um comunicado ao mercado dando mais detalhes quanto a essa preocupação da saída de escritórios da sua rede, segundo a companhia, considerando todos os escritórios que entraram desde Janeiro de 2020, a companhia vem sendo capaz de reter cerca de 80% dos ativos que entram.

Além disso, a companhia vem conseguindo crescer em linha com o mercado, adicionando cada vez mais escritórios e mantendo sua liderança como corretora com mais agentes autônomos em sua rede.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Monte Bravo, maior AAI da XP quer criar corretora.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.