Microsoft - Levante Investimentos

Microsoft faz aquisição da Nuance Communications

A Microsoft (MSFT) anunciou nesta segunda-feira (12) a aquisição da Nuance Communications Inc (NUAN), companhia pioneira em tecnologia de reconhecimento de voz para o setor de saúde, por 19,6 bilhões de dólares. Esta é a maior aquisição desde o LinkedIn, cuja negociação foi fechada em 2016 em valores acima dos 26 bilhões de dólares.

O valor pago tem um prêmio implícito sobre o preço de sexta-feira da NUAN de 23 por cento. Nesta segunda-feira, as ações NUAN subiram quase 16 por cento, enquanto as ações da Microsoft (MSFT) fecharam estáveis.

A Microsoft utilizará a adquirida – que inclusive é a criadora da tecnologia de voz Siri – para desenvolver soluções que liberem os médicos de anotar à mão detalhes dos pacientes em uma consulta. Ela está trabalhando com a Nuance há dois anos em um software de inteligência artificial que ajuda os médicos a capturar as discussões dos pacientes e integrá-las a registros eletrônicos de saúde, combinando os produtos da empresa de tecnologia de fala em seu aplicativo de bate-papo Teams para consultas através da telemedicina.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a aquisição é positiva para a Microsoft (MSFT). Contudo, a justificativa, por ora, resume-se a fatores estratégicos/qualitativos, dado que do ponto de vista de agregação de resultados, a Nuance é uma “gota no oceano” da gigante do software mundial.

Números: enquanto a Microsoft vale mais de 1,9 trilhão de dólares, o valor adquirido pela Nuance representa apenas 0,001 por cento do seu valor de mercado. Em 2020, a companhia apresentou receita de 152 bilhões de dólares, enquanto a Nuance, apenas 1,4 bilhão de dólares. Por fim, enquanto a Microsoft lucrou 51,3 bilhões de dólares nos últimos 12 meses, a Nuance teve prejuízo líquido de 12,4 milhões de dólares.

A Microsoft, assim como a Amazon, tem se concentrado cada vez mais no setor de saúde, mas atrelado a soluções ligadas à tecnologia. Em maio, o fabricante de software revelou um pacote de software em nuvem específico para o setor e também contratou executivos com formação médica para pesquisar temas como “machine learning” e ferramentas de inteligência artificial para áreas como testes clínicos. Publicamente, a companhia já admitiu que enxerga a IA como a área mais importante para continuar crescendo no futuro.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Microsoft (MSFT) avança nas negociações do Discord.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.