Mercados Tensos
Todos de olho no preço do petróleo nesta segunda-feira. O preço do ‘ouro negro’ já tem a maior alta intradiária da história. A valorização súbita é consequência do ataque de dez drones que atingiu duas grandes refinarias sauditas no sábado. Estima-se que a produção será afetada em 5,7 milhões de barris de petróleo por dia, tirando do mercado internacional 5 por cento do que é vendido diariamente. O dano compromete a produção o maior exportador de petróleo do mundo. Os rebeldes iemenitas Houthi assumiram a responsabilidade. Segundo os EUA, o ataque na verdade foi do Irã, e incluiu mísseis, não apenas drones. O impasse apenas começou e todos querem saber mesmo é o quanto o mercado de petróleo será impactado e o tamanho do risco geopolítico.
A semana promete ser agitada. Amanhã, sai o dado de estoque de petróleo dos Estados Unidos — que ganhou importância após o ataque aos sauditas no fim de semana. A pergunta é: como o maior consumidor de petróleo do mundo vai sobreviver sem o abastecimento da Arábia Saudita?
O dia mais importante da semana será a quarta-feira, com a decisão sobre as decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. São esperados cortes de juros de 0,25 por cento lá e 0,50 por cento por aqui, renovando a mínima histórica e deixando a Selic em 5,5 por cento ao ano.
E Eu Com Isso?
O mundo ficou ainda mais tenso com o ataque terrorista que deve aumentar ainda mais as tensões no globo e os mercados respondem a essa tensão com queda. Veremos a Bolsa com forte volatilidade e o dólar para cima. As produtoras de petróleo do mundo vão ter um dia bem positivo (para nós a Petrobras) por causa do aumento de preço no petróleo. Por aqui, reforça a volatilidade o fato de hoje ser dia de vencimento de opções sobre ações (é a terceira segunda-feira do mês).
Leia também: Startups – por que você não investe em uma?