irb brasil

Mercados tensos – 16/09

Mercados Tensos

Todos de olho no preço do petróleo nesta segunda-feira. O preço do ‘ouro negro’ já tem a maior alta intradiária da história. A valorização súbita é consequência do ataque de dez drones que atingiu duas grandes refinarias sauditas no sábado. Estima-se que a produção será afetada em 5,7 milhões de barris de petróleo por dia, tirando do mercado internacional 5 por cento do que é vendido diariamente. O dano compromete a produção o maior exportador de petróleo do mundo. Os rebeldes iemenitas Houthi assumiram a responsabilidade. Segundo os EUA, o ataque na verdade foi do Irã, e incluiu mísseis, não apenas drones. O impasse apenas começou e todos querem saber mesmo é o quanto o mercado de petróleo será impactado e o tamanho do risco geopolítico. 

A semana promete ser agitada. Amanhã, sai o dado de estoque de petróleo dos Estados Unidos — que ganhou importância após o ataque aos sauditas no fim de semana. A pergunta é: como o maior consumidor de petróleo do mundo vai sobreviver sem o abastecimento da Arábia Saudita?

O dia mais importante da semana será a quarta-feira, com a decisão sobre as decisões sobre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. São esperados cortes de juros de 0,25 por cento lá e 0,50 por cento por aqui, renovando a mínima histórica e deixando a Selic em 5,5 por cento ao ano.

E Eu Com Isso?

O mundo ficou ainda mais tenso com o ataque terrorista que deve aumentar ainda mais as tensões no globo e os mercados respondem a essa tensão com queda. Veremos a Bolsa com forte volatilidade e o dólar para cima. As produtoras de petróleo do mundo vão ter um dia bem positivo (para nós a Petrobras) por causa do aumento de preço no petróleo. Por aqui, reforça a volatilidade o fato de hoje ser dia de vencimento de opções sobre ações (é a terceira segunda-feira do mês). 

Leia também: Startups – por que você não investe em uma?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.