Levante Ideias - Mercado Livre

Mercado Livre pode ser responsabilizado se vender produtos piratas

A PFE (Procuradoria Federal Especializada da Anatel), revisou o posicionamento jurídico de 2015, reconhecendo que, tanto o Mercado Livre, bem como outras empresas de comércio eletrônico podem ser responsabilizados administrativamente em casos de comercialização de produtos de telecomunicações não homologados pela agência (produtos piratas) ou em condições diversas das estabelecidas nos requisitos técnicos.

A nova manifestação da PFE derivou-se da Superintendência de Fiscalização da agência no contexto do PACP (Plano de Ação e Combate à Pirataria) que tem sido conduzido pela Anatel, ao rever o posicionamento de 2015 cujo entendimento era que os marketplaces não poderiam ser responsabilizados pelos produtos colocados à venda.

De acordo com a PFE, tal entendimento foi alterado em pareceres da Senacon (Secretaria do Consumidor, do Ministério da Justiça) e da própria PFE da Anatel, estando também em linha com as novas práticas regulatórias internacionais.

Segundo a PFE, o Mercado Livre pode ainda ser alvo de fiscalização presencial em seus centros de armazenagem e distribuição, com eventual apreensão de produtos de telecomunicações pirateados.

E Eu Com Isso?

Enxergamos a notícia como negativa para o setor de e-commerce como um todo, uma vez que atualmente as companhias ainda não fiscalizam de forma muito próxima pirataria praticada em seus marketplaces, especialmente para o Mercado Livre que possui um grande volume de informalidade.

Esperamos impacto negativo nas ações da companhia (MELI34) no curto prazo.

O posicionamento da PFE da Anatel especifica o Mercado Livre devido à sua efetiva e essencial participação na cadeia vertical de fornecimento de produtos, na intermediação e comercialização de bens.

A manifestação da procuradoria fortalece as possibilidades de a Anatel passar a autuar, multar e apreender equipamentos pirateados nos centros de armazenamentos da companhia.

O novo entendimento da PFE da Anatel, se aplica inicialmente a celulares e produtos de telefonia, porém, com as novas medidas sendo adotadas, surge o debate dessa fiscalização se estender para as demais classes de produtos, o que prejudicaria ainda mais a companhia e o setor como um todo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Investimento Bilionário do Mercado Livre.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.