medidas provisórias

Medidas Provisórias em pauta na Câmara

Medidas Provisórias em pauta na Câmara

Em acordo entre o Centrão e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foram colocadas em pauta no Plenário as 7 Medidas Provisórias (MPs) que vencem nos próximos dias. Entre elas, está a MP 870/19, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios e reduz o número de pastas de 29 para 22 no governo Bolsonaro. O acordo foi feito para que os deputados consigam votar essa Medida Provisória, que perde a validade em 3 de junho. 

Ontem, no plenário, os deputados votaram e aprovaram a primeira Medida Provisória dessa lista. A MP 863/18, que autoriza até 100 por cento de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. A medida perde sua vigência nesta quarta-feira (22) e ainda precisa ser votada pelo Senado, também em sessão plenária. Caso ela não seja votada hoje, ela perde sua validade e é revogada. Na ordem do dia da Câmara dessa quarta-feira, estão em pauta as outras 6 MPs. Entre elas: a MP 868/18, do saneamento público; a MP 870/19, da reestruturação dos ministérios, e a MP 871/19, que combate fraudes e benefícios irregulares no INSS.

E Eu Com Isso?

Houve muita tensão no Congresso com a possibilidade de todas as MPs caducarem devido à falta de articulação política do governo. Até que Rodrigo Maia assumiu o protagonismo e acabou chegando a um acordo com o Centrão. Também, pode-se atribuir o andamento das pautas às manifestações marcadas para esse domingo (26), pró-governo e contra o Centrão. Segundo alguns líderes deste grupo, a não votação das MPs acarretaria a sensação de que o Legislativo estaria “jogando contra” o Brasil. Por isso, resolveram votar as Medidas Provisórias, com foco na MP 870, da reestruturação da Esplanada. No entanto, a possibilidade de criação de 2 novos ministérios acabou sendo descartada.

Confira

Economia estagnada, governo paralisado.

Saneamento Básico pode mudar

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.