medida provisória

Medida Provisória dos INSS é aprovada

Câmara aprova Medida Provisória que revisa benefícios do INSS – 30/05

Nesta quarta-feira (29), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 871/19, referente à coibição de fraudes do INSS. A medida cria um programa de revisão desses benefícios. Também exige cadastro do trabalhador rural (segundo estudos do Ministério da Economia, categoria com maior distorção de benefícios). Por fim, restringe o pagamento de auxílio-reclusão apenas aos casos de pena em regime fechado.

O texto-base foi aprovado por votação simbólica. Os destaques mais importantes passaram a ser votados nominalmente madrugada adentro. Agora, a MP deve ir ao Senado ainda hoje para ser votada, já que vence na próxima segunda-feira (3) e o Congresso não costuma ter sessão plenária às sextas-feiras. O governo negociou com o Centrão, com sindicatos e com a oposição para adiar o novo sistema de registros de beneficiários do campo para 2023 – o texto criava o cadastro já a partir de 2020.

Assim, estima-se uma economia de dez bilhões de reais por ano com a aprovacão da matéria.

E Eu Com Isso?

A aprovação desta MP é passo importante para corrigir algumas disfuncionalidades do regime geral do sistema previdenciário brasileiro. Segundo lideranças, a medida deve ser aprovada hoje no Senado sem muitas dificuldades. O governo parece estar empenhado e próximo de alcançar um acordo que possibilite a aprovação dessa importante matéria.

Confira

Como a política afeta seus investimentos?

Economia estagnada, governo paralisado

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.