marfrig

Marfrig (MRFG3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Marfrig (MRFG3) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020 na segunda-feira (18), após o fechamento do mercado. Os números vieram acima das expectativas em termos de Ebitda e de margens operacionais, mas abaixo do esperado em termos de lucro líquido e geração de caixa.

O resultado líquido foi afetado pelo efeito da variação cambial, que não tem impacto no caixa da companhia, e pelo pré-pagamento de títulos que iriam vencer em 2023.

Os destaques positivos foram os resultados das unidades de negócio na América do Norte e na América do Sul, ambas com aumento na receita e melhora nas margens operacionais. Essa melhora refletiu nos resultados operacionais apresentados com Ebitda atingindo 1,2 bilhões de reais, crescimento de 109,3 por cento no ano contra ano, e margem Ebitda consolidada de 9,1 por cento, aumento de 3,6 pontos percentuais no ano contra ano.

O destaque negativo ficou o consumo de caixa e o aumento do nível de endividamento. O resultado que foi impactado pelo pagamento de linhas de capital de giro, mais onerosas, de 938 milhões de reais e bônus para os executivos da operação da National Beef de 759 milhões (efeito caixa neste trimestre, porém teve seu impacto nos demonstrativos do último trimestre), contribuíram para queima de caixa de aproximadamente 1 bilhão de reais. O pagamento das linhas de capital de giro, principalmente, é positivo, pois reduz as despesas com o pagamento de juros.

O resultado líquido da companhia também foi outro número negativo, porém não muito relevante devido ao fato de não apresentar efeito caixa nos números da companhia. O impacto se deveu, principalmente, ao fato de a empresa ter suas dívidas atreladas ao dólar, moeda principal de suas transações, como tivemos uma forte variação do dólar no período, por questões contábeis, a empresa precisa passar essa variação em seu resultado, o que acabou impactando a última linha.

Embora o resultado na última linha tenha sido de prejuízo, o Ebitda e as margens operacionais foram positivas e devem prevalecer na interpretação dos resultados pelo mercado. Esperamos impacto positivo no preço das ações da Marfrig (MRFG3) no curto prazo, pois a companhia mostrou um bom resultado operacional, mesmo com impacto na geração de caixa e no lucro líquido.

A empresa reportou uma receita líquida de 13,5 bilhões de reais, um incremento de 27, por cento ante o mesmo período de 2019. Além do câmbio, tivemos um aumento de volume vendido e uma melhoria do mix de produtos mais favorável.

O Ebitda consolidado foi de 1,2 bilhões de reais, um crescimento de 109 por cento em comparação ao primeiro trimestre de 2019. A margem Ebitda foi de 9,1 por cento contra 5,5 por cento do mesmo trimestre de 2019, o aumento da margem se deveu principalmente pelo aumento das exportações nas unidades da América do Sul e um aumento no spread nas vendas na América do Norte (melhora no mix de produtos).

O resultado foi impactado pela maior despesa financeira, que totalizou 1,1 bilhões de reais, número bem acima dos 573 milhões de reais do primeiro trimestre de 2019. O aumento foi por conta do efeito cambial na dívida em dólar (632 milhões) e outras despesas envolvendo o pré-pagamento de dívidas.

A dívida líquida saiu de 13,3 bilhões de reais em março de 2019 para 19,38 bilhões no fim de março/20. Esse aumento da dívida é explicado variação cambial, pelos impactos no caixa dos pré-pagamentos de dívidas e o desembolso dos bônus para operação da América do Norte. Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda fechou o primeiro trimestre de 2020 em 3,56 vezes, acima dos 2,77 vezes de 2019. Em dólares a relação se manteve praticamente estável em 2,84 vezes.

A Marfrig apresentou números operacionais fortes em suas unidades de negócios e teve seu resultado impacto por alguns fatores não recorrentes, como pré-pagamento de dívidas e forte redução de operações de capital de giro. A alavancagem ainda não preocupa, porém a empresa precisa transformar em caixa os fortes resultados operacionais para que, além de não preocupa ela seja um alívio. 

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: JBS (JBSS3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Votação em Senado
E eu com isso

Votação da Lei de Falências

A nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, apelidada de Lei de Falências no Congresso, será pautada nesta quarta (25) em plenário no Senado Federal.

Read More »
Bull Market EECI
E eu com isso

Ninguém segura o touro

Os números mostram que o Ibovespa retomou seu fôlego em novembro. No mês, até a terça-feira (24), a alta acumulada é de 16,9 por cento.

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel