jbs-div

JBS (JBSS3) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A JBS divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020 nesta quinta-feira (14), após o fechamento do mercado. Os números vieram em linha com as expectativas em termos de receita, Ebitda e geração de caixa operacional, mas abaixo do esperado na última linha, cujo resultado foi um prejuízo líquido de 5.9 bilhões de reais.

Contudo, o número foi afetado por efeito da variação cambial, que não tem impacto no caixa da companhia. Ao se retirar esse efeito contábil teríamos um lucro ajustado de 803 milhões de reais.

Os destaques positivos foram os resultados das unidades de negócio da Seara no Brasil (10 por cento das vendas) e a JBS USA Pork (por cento das vendas) com crescimento nas exportações e melhora no mix de produtos, seja no mercado interno e/ou para exportação.

O destaque negativo ficou para as unidades de negócio JBS USA Beef (carne bovina) e a Pilgrim’s Pride (focada em produção e processamento de frango nos Estados Unidos). Ambas tiveram pequenos incrementos na receita e uma deterioração adicional nas margens. Como são as principais unidades de negócio da companhia, 41 por cento e 24 por cento, respectivamente, uma piora em suas margens impactou a margem Ebitda consolidada da companhia que caiu de 7,2 por cento no primeiro trimestre de 2019 para 6,9 por cento agora.

O resultado líquido da companhia também foi outro número negativo, porém não muito relevante devido ao fato de não apresentar efeito caixa nos números da companhia. O impacto se deveu, principalmente, ao fato de a empresa ter suas dívidas atreladas ao dólar, moeda principal de suas transações, como tivemos uma forte variação do dólar no período, por questões contábeis, a empresa precisa passar essa variação em seu resultado, o que acabou impactando a última linha.

Embora o resultado na última linha tenha sido de prejuízo, a receita, Ebitda e geração de caixa operacional foram positivas e devem prevalecer na interpretação dos resultados pelo mercado. Esperamos impacto positivo no preço das ações da JBS (JBSS3) no curto prazo, pois a companhia mostrou um bom resultado operacional, mesmo com pequenos impactos nas margens de suas principais unidades de negócio.

A empresa reportou uma receita líquida de 56,48 bilhões de reais, um incremento de 27,37 por cento ante o mesmo período de 2019. Além do câmbio, tivemos um aumento de volume vendido e uma melhora do mix de produtos mais favorável.

O Ebitda foi de 3,91 bilhões de reais, um crescimento de 22,6 por cento em comparação ao primeiro trimestre de 2019. A margem Ebitda foi de 6,9 por cento contra 7,2 por cento do mesmo trimestre de 2019, a redução de margem se deveu principalmente pela pequena piora operacional das unidades de negócio de carnes e frango nos Estados Unidos, que sofreram, principalmente com o aumento do custo de insumos e a redução de capacidade instalada (aumento do custo fixo).

O resultado foi impactado pela maior despesa financeira, que totalizou 9,08 bilhões de reais, número bem acima dos 1,3 bilhões de reais do primeiro trimestre de 2019. O aumento foi por conta do efeito cambial na dívida em dólar.

A dívida líquida saiu de 48,8 bilhões de reais em março de 2019 para 56,9 bilhões no fim de março/20. Esse aumento da dívida é explicado variação cambial. Em dólares, a dívida líquida encolheu 12,4 por cento. Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda fechou o primeiro trimestre de 2020 em 2,77 vezes, levemente acima dos 2,16 vezes de 2019. Em dólares a relação se manteve praticamente estável em 2,2 vezes.

A JBS apresentou números operacionais fortes em algumas unidades de negócios, principalmente a Seara. E números um pouco fracos em outras unidades, principalmente nos Estados Unidos, impactadas por custos de produção um pouco mais elevados do que o esperado. Entretanto, para o segundo trimestre já percebemos redução nos insumos e um reposicionamento de marcas (Pilgrim’s) que devem favorecer melhorias operacionais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Even (EVEN3) e Direcional (DIRR3) – Resultado operacional do primeiro trimestre de 2020

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel