Levante Ideias - Caixa Econômica

Manifesto do setor privado

Durante o fim de semana, foi noticiado que o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal estariam de saída da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O motivo da desfiliação seria a assinatura da entidade em uma carta, que deve ser divulgada ainda nesta semana, demonstrando preocupação com a escalada de tensão entre os Três Poderes brasileiros.

A adesão ao documento foi votada e aprovada no Conselho Diretor da entidade, cujos membros representam bancos de alto calibre, como Itaú, Bradesco, Santander, entre outros.

Na visão da Caixa e do Banco do Brasil, porém, o gesto representaria uma manifestação política e contrária ao governo – quebrando a pressuposta neutralidade da Febraban.

O manifesto conta já com mais de 200 assinaturas e foi encabeçado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Houve ajuste no texto original – com origem na Febraban – para amenizar a crítica mais enfática à atual conjuntura.

O presidente Bolsonaro não foi citado e a carta, de apenas três parágrafos, pede harmonia entre Poderes e foco na superação dos problemas estruturais do País.

Entre os signatários, é possível citar a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), além de nomes conhecidos do mercado, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Guilherme Leal, da Natura.

Segundo informações preliminares, a saída do BB e da Caixa tem o apoio dos respectivos presidentes, Fausto Ribeiro e Pedro Guimarães, além da anuência do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Apesar de não haver nenhuma confirmação deste movimento, os próximos dias devem trazer maiores desdobramentos sobre o tema.

E Eu Com Isso?

Não obstante a falta de confirmação sobre possível desembarque dos bancos estatais da Febraban, os ruídos devem trazer consequências negativas para o setor bancário nesta segunda-feira (30).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Taleban, geopolítica e poder | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.