Nesta quinta-feira (15), a Lojas Renner (LREN3), maior varejista no setor de moda e vestuário do país, anunciou a aquisição da plataforma Repassa, voltado para a revenda de itens de vestuário (roupas, calçados e acessórios) usados.
O valor da aquisição não foi divulgado pela companhia, porém o CEO da Renner, Fabio Faccio, afirmou ser pequena em relação ao tamanho do follow-on recente de R$ 4 bilhões.
A Repassa faz parte de um mercado que movimentou cerca de R$ 7 bilhões em GMV (Volume Bruto de Vendas Transacionadas – em tradução livre), com crescimento superando em mais de 20 vezes o ritmo de crescimento do mercado tradicional do varejo de moda.
Ademais, Fabio Faccio estima que o mercado pode chegar a movimentar cerca de R$ 25 bilhões em GMV até 2025.
E Eu Com Isso?
A Renner, com a aquisição, coloca os dois pés no desenvolvimento de uma plataforma integrada multicanais para sua rede, incorporando capital humano e intelectual importante (fundadores da Repassa continuarão na gestão do dia a dia), além de potenciais sinergias com as lojas físicas e plataforma virtual da companhia.
Atualmente, só há a Enjoei (ENJU3) como representante desta categoria com presença em bolsa, com valor de mercado próximo a R$ 2 bilhões.
O grande diferencial da Repassa é a jornada do usuário vendedor na plataforma, mais completa que a da concorrente Enjoei, utilizando o modelo gerenciado que cuida de todo o processo de venda.
A Repassa envia uma embalagem própria para o vendedor, que coloca os produtos desejados para a revenda e, em seguida, a Repassa realiza toda a curadoria do que é ou não permitido na plataforma e finaliza o processo tirando fotos, disponibilizando na plataforma e cuidando de todo o processo restante da venda.
Embora o valor da transação não tenha sido divulgado, enxergamos potencial de alta nas ações da companhia (LREN3) no curto prazo.
Enxergamos também potenciais sinergias interessantes com as Lojas Renner: a companhia pode ampliar largamente o processo de envio dos itens usados, com as lojas físicas da companhia se tornando pontos de coleta e utilizando sua malha e estrutura logística de distribuição para crescer forte o GMV da Repasse, sem necessidade de investimentos robustos, por exemplo.
Além disso, a Renner pode acoplar a plataforma da Repasse na sua, aumentando o potencial de alcance e gerando, também, sinergias de tráfego e público alcançado.
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