Lojas Americanas - LAME4 - Levante Ideias IM.2

Lojas Americanas (LAME4) adquire Uni.Co

Na noite desta terça-feira (20), a Lojas Americanas S.A. (LAME4) divulgou um comunicado ao mercado sobre a aquisição de 100 por cento da empresa Uni.Co, dona das marcas Puket, de pijamas infantis, da Imaginarium, de itens criativos e da Mind, loja de objetos de decoração na mesma linha de design da Imaginarium.

A Uni.Co é uma companhia de grande porte com mais de 400 lojas, entre franquias e lojas próprias, e mais de 2 mil pontos de venda de seus produtos, espalhadas por todo o país, com predominância da região Sudeste. A empresa protocolou um pedido de abertura de capital em outubro de 2020, porém cancelado devido ao ambiente desfavorável do mercado para a oferta.

O valor da aquisição não foi revelado pela Lojas Americanas, porém a compra pode ser vista como mais um passo em direção à modernização e à atualização da linha de atuação da companhia no setor de varejo. Foi o terceiro movimento relevante após o anúncio de intenção da fusão com a B2W (BTOW3) e da parceria com a BR Distribuidora (BRDT3) para operar a rede de lojas de conveniência.

E Eu Com Isso?

Esperamos uma reação positiva do mercado em relação às ações da companhia (LAME4) no curto prazo, sendo esta aquisição com viés mais estratégico do que expansão e incorporação de resultados propriamente dita.

Acreditamos que a transação seja positiva para a Lojas Americanas, que incorpora um conjunto de ativos interessantes, abrindo possibilidades de desenvolvimento de marcas próprias e ampliação da rede de distribuição das marcas da Uni.Co, utilizando-se da rede grande da LAME4.

A Uni.Co não possui um tamanho de operação relevante em comparação com a Lojas Americanas, muito menos uma rentabilidade de dar inveja, com o resultado de 2019 apresentando uma receita líquida de 270 milhões de reais e Ebitda (aproximação da geração de caixa operacional) de 18,2 milhões de reais. Mas o que mais se destaca na operação é a dominância da marca no nicho de “fun design”, além da rede de fornecedores sendo desenvolvida na China durante um período longo, cerca de dez anos.

Um ponto importante a observar é que a Uni.Co possui como acionista controlador a gestora Squadra, com quase totalidade de suas ações, no qual já é investidora desde 2012. O IPO teria sido provavelmente um meio de saída do investimento da gestora na companhia, dado o tempo de investimento em linha com o padrão de um grande investimento em private equity.

Apesar de não revelado o valor da transação, o montante certamente é um valor pequeno considerando a posição de caixa de mais de 7 bilhões de reais das Lojas Americanas, reforçado com um follow-on, oferta subsequente de ações, recente (7,87 bilhões de reais levantados), porém tem o potencial de trazer uma melhoria de margens no longo prazo com a inserção e renovação do portfólio dentro das lojas, assim como acelerar o desenvolvimento de marcas próprias.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Fusão entre Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Recesso, pero no mucho…

Existe, no imaginário popular, uma ideia fixa que procura associar o recesso parlamentar à inatividade de políticos de Brasília. De fato, os corredores do Congresso

Read More »
Levante Ideias - Inflação
E eu com isso

Inflação supera expectativas

A sexta-feira começa com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de 0,72% em julho, levemente abaixo do 0,83% de

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel