Na manhã desta segunda-feira (18), a Lojas Americanas (LAME4/LAME3) e a Americanas (AMER3) anunciaram a aprovação em assembleia a combinação operacional dos negócios das companhias, “visando maximizar a experiência do cliente em uma nova jornada de criação de valor”, segundo o fato relevante.
Ainda segundo o comunicado, a Lojas Americanas está estudando uma reorganização societária com o propósito de migrar sua base acionária para uma sociedade com sede no exterior, visando a listagem de suas ações nos Estados Unidos, na NYSE ou em NASDAQ.
Caso a combinação operacional seja bem sucedida, a companhia será listada no Novo Mercado, segmento com o maior nível de governança corporativa da B3, no qual100% das ações são ordinárias, isto é, dão direito a voto.
Ademais, o comunicado diz que nenhuma decisão foi tomada até o momento, e novas informações serão divulgadas aos acionistas.
E Eu Com Isso?
Vemos a união das bases acionárias das companhias como positiva, deixando sua estrutura mais simples e com melhor governança, além de poder aumentar a liquidez de suas ações.
Por ser uma holding, as ações da Lojas Americanas (LAME4/LAME3) negociam com um desconto, o famoso desconto de manutenção ou desconto de holding. Dessa forma, com a combinação, o desconto deixa de existir.
A possível listagem nos Estados Unidos também é positiva para a companhia, que consegue obter uma maior visibilidade em suas ações e a possibilita levantar capital no exterior, que normalmente possui custos menores.
Por fim, o mercado gostou das notícias e as ações LAME3, LAME4 e AMER3 fecharam a segunda-feira com forte alta, de 27,6%, 20,7% e 4,3% por cento, respectivamente, sendo as maiores altas do dia.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—