Localiza (RENT3) – reforço de liquidez e adiamento do JCP
A locadora de veículos Localiza (RENT3) informou na quarta-feira (01), via Fato Relevante, que devido à aceleração da crise a empresa realizou a antecipação de recebíveis de seu cartão de crédito de cerca de 380 milhões de reais e concluiu duas novas captações que somaram outros 595 milhões. O objetivo dessas medidas é fortalecer ainda mais a sua liquidez financeira diante deste novo cenário.
Além disso, a empresa também informou que aprovou a mudança da data do pagamento dos juros sobre capital próprio (JCP) de 67 milhões de reais aprovados em 10 de março. O pagamento ocorrerá no dia 5 de janeiro de 2021.
Esperamos impacto neutro no curto prazo nas ações da Localiza. Apesar do reforço de caixa ser uma medida positiva em tempos de crise, o mercado deverá prestar muito mais atenção ao possível prejuízo forte no segundo trimestre de 2020 com o fechamento das lojas devido à quarentena.
Conforme já mencionado na divulgação de resultados realizada em 10 de março, a Localiza havia realizado captações, após o fim de 2019 e até a data da divulgação, que reforçaram o caixa em 712 milhões de reais. Com a antecipação de recebíveis e as novas captações, a empresa hoje mantém uma posição de caixa de aproximadamente 3,9 bilhões de reais.
A empresa também informou vem trabalhando também no contingenciamento de despesas e redução do Capex enquanto novas medidas podem ser implantadas, dependendo da extensão e duração da crise.