Levante Ideias - Unidas

Localiza e Unidas: declaração do Cade

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou declaração a respeito da proposta de fusão das companhias de locação de veículos Localiza e Unidas. Segundo a SG, a operação foi definida como complexa, onde avaliações preliminares da proposta levantaram algumas preocupações a respeito da alta concentração que a fusão geraria no mercado de aluguel de veículos.

Na declaração, publicada no site do Cade, a SG aponta a necessidade de realizar novas diligências, aprofundando na análise do caso, de modo a verificar se as preocupações levantadas causarão de fato desvantagens à concorrência.

De fato, um dos pontos a ser verificado na análise é em relação ao aumento do poder de barganha na aquisição de veículos pelas companhias pós-fusão, uma vez que, devido ao porte da nova empresa, esta teria uma forte vantagem competitiva sobre as demais. Também serão avaliados os riscos de entrada de novos competidores no mercado.

Dessa forma, a declaração de complexidade permite que a Superintendência requeira, posteriormente, a extensão do prazo de análise da operação, podendo avançar de 240 para até 330 dias.

Até o momento, as companhias Movida, Fleetzil, Ouro Verde e Ald Automotive entraram como terceiras interessadas no processo que corre no Cade, também levantando preocupações concorrenciais.

E Eu Com Isso?

Apesar das ressalvas levantadas pelo Cade, acreditamos que estas já eram esperadas pelo mercado e, assim, já estão precificadas. Dessa forma, esperamos uma reação neutra no preço das ações (LCAM3/RENT3) das companhias no curto prazo.

As ações de ambas as companhias apresentaram forte valorização na quinta-feira (21/mai), figurando entre as maiores altas do dia, com Unidas (LCAM3) encerrando o pregão com avanço de 5,11 por cento e Localiza (RENT3) com alta de 4,53 por cento.

Entendemos que a alta foi motivada dado a recuperação de ambos os papéis, que sofreram forte recuo na véspera. Acreditamos que o evento Simpar Day (evento para investidores da empresa Simpar, controladora da Movida) possa ter contribuído para a alta, trazendo perspectivas positivas para o setor de locação de veículos.

Seguimos com a perspectiva de que o Cade irá aprovar a fusão, porém mediante implementação de alguns remédios, como por exemplo a venda de alguns ativos no segmento de aluguel de veículos em que a companhia combinada terá cerca de dois terços do mercado.

Acreditamos que o mercado ainda não precifica a aprovação da fusão entre Localiza e Unidas no preço das ações das companhias na B3.

Cabe ressaltar que, caso a fusão Localiza-Unidas seja aprovada, esta irá gerar uma grande companhia de cerca 53 bilhões de reais de valor de mercado, com grande poder de vantagem competitiva no tamanho e escala na frota de veículos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Localiza (RENT3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.