Levante Ideias - Energia

Leilão emergencial de contratação de energia

Nesta segunda-feira (25), será realizado o leilão emergencial para contratação de energia elétrica, motivado pela acentuada escassez de chuvas do período.

O certame foi estruturado de modo a contratar usinas que consigam oferecer energia rapidamente ao sistema elétrico nacional, sendo esta uma medida apaziguadora aos atuais riscos de potência e racionamento.

Ao todo, o leilão conta com uma oferta de 927 projetos cadastrados, totalizando 62 gigawatts (GW) de potência, com a maioria se tratando de térmicas movidas a gás natural e com os empreendimentos devendo se conectar nos submercados Sudeste/Centro-Oeste ou Sul.

A quantidade de energia a ser contratada permanece sigilosa, entretanto, sendo essa uma decisão exclusivamente do governo.

Ainda segundo as regras do certame, os projetos devem começar a fornecer energia a partir de maio de 2022 – um prazo muito curto para se colocar de pé empreendimentos de grande porte, com apenas sete meses para o feito.

O governo ainda dividiu os produtos a serem contratados no leilão como contratos de quantidade, com térmicas já entrando em operação gerando energia na base do sistema, e como contrato de disponibilidade, que seria uma reserva de capacidade para o sistema.

Segundo os termos do certame, o primeiro contrato visa contratação de térmicas movidas a biomassa, eólica e fotovoltaica, com preço inicial de R$ 347 por megawatt-hora (MWh), enquanto o segundo visa contratação de geradoras movidas a gás natural, óleo diesel e óleo combustível, com preço inicial de R$ 1.619 por MWh.

E Eu Com Isso?

O procedimento do leilão de hoje traz similaridades com o realizado na época do apagão de 2001, trazendo como novidade a oferta também de renováveis e térmicas de diferentes fontes.

Nesse contexto, é importante ressaltar que os preços de energia para ambos os contratos de quantidade e disponibilidade estão elevados neste certame, o que irá pressionar ainda mais a tarifa energética.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Leilões de energia no radar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

O dilema do Copom

Nesta semana será realizada a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2021. A certeza de que a taxa referencial Selic será elevada

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Detalhes finais

O início de semana é mais morno em Brasília. Dois assuntos devem ser destaque, durante essa semana, nos corredores do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.