Levante Ideias - Energia

Leilões de energia no radar

Na semana que vem, inicia-se o primeiro de uma sequência de três leilões de contratação de energia que ocorrem até dezembro deste ano.

Como objetivo destes, vemos a cobertura das necessidades de médio e longo prazo do sistema elétrico, além de um novo modelo emergencial direcionado ao atual cenário de crise hídrica.

O primeiro leilão a ser realizado em setembro, conhecido como A-5, visa a expansão do parque gerador no médio prazo, no qual o projeto deve ser entregue no prazo de cinco anos, em 2026.

Em outubro temos um segundo leilão, este denominado leilão emergencial, que visa a compra de energia de reserva a prazos mais desafiadores, organizado às pressas como mais uma medida de enfrentamento à crise hídrica.

Neste certame, a proposta seria adquirir mais energia para o sistema entre 2022 e 2025, de modo a aliviar a atual condição das hidrelétricas, ajudando na recuperação de seus reservatórios.

Adicionalmente, os projetos precisarão estar na região Sudeste/Centro-Oeste e Sul, submercados que mais têm necessitado de geração de energia, o que limita a participação de certas geradoras.

Por fim, ocorre em dezembro o último leilão programado para 2021, de reserva de capacidade, modelo totalmente dedicado às termelétricas.

Neste modelo, apelidado de “leilão das térmicas”, o certame visa a contratação de mais potência para o sistema elétrico a partir de 2026.

Estas geradoras também devem ter mais oportunidades no modelo de licitação emergencial, embora os prazos estipulados para a entrega sejam mais arrojados.

E Eu Com Isso?

Os leilões para contratação de energia anunciados para os próximos meses são positivos para o setor. Não projetamos impacto imediato em nenhuma ação de empresas de utilities, porém o sucesso desses leilões proporcionará maior segurança futura para o sistema integrado e, portanto, agregará valor a todas essas companhias no longo prazo.

Ademais, embora a competição possa ser acirrada, geradoras listadas, como AES (AESB3), Engie (EGIE3), Eneva (ENEV3) e Omega (OMGE3), poderão cadastrar projetos disponíveis nos certames e, assim, expandir seu portfólio, com potencial geração de valor aos acionistas.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Leilões aquecem setor de saneamento.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.