Levante Ideias - Azul

Latam e Azul deixam de compartilhar voos

Em agosto de 2020, em um momento particularmente sensível para o setor de aéreas, foi firmado um acordo de compartilhamento de voos (conhecido como codeshare) entre as empresas Latam Brasil e Azul (AZUL4). Após quase um ano dessa decisão, as companhias optaram por desfazer a parceria.

Dessa forma, em 24 de maio, a Azul anunciou o encerramento do acordo de codeshare. Além disso, comunicou que enxerga oportunidades de consolidação da indústria, tendo contratado consultores com a finalidade de avaliar ativamente estas. O acordo será desfeito oficialmente em 22 de agosto de 2021.

E Eu Com Isso?

Após período de especulações de uma possível fusão entre as companhias, o encerramento do acordo reforça que este foi firmado em um momento específico de muita fragilidade do setor e unicamente como resposta à pandemia do coronavírus.

Apesar de a Azul ter se beneficiado em termos relativos no momento de pandemia, por ter aumentado sua liderança, a ação (AZUL4) deve sofrer um impacto levemente negativo dada a expectativa de fusão.

O presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, também se pronunciou sobre o encerramento do contrato, afirmando que este não fazia mais sentido com a retomada das atividades. Além disso, ressaltou que os resultados deste acordo decepcionaram, com apenas 2 por cento dos passageiros da Latam hoje sendo do codeshare. A expectativa era que esse número fosse cerca de duas a três vezes maior.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Balanço da Latam Chile.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.