Em agosto de 2020, em um momento particularmente sensível para o setor de aéreas, foi firmado um acordo de compartilhamento de voos (conhecido como codeshare) entre as empresas Latam Brasil e Azul (AZUL4). Após quase um ano dessa decisão, as companhias optaram por desfazer a parceria.
Dessa forma, em 24 de maio, a Azul anunciou o encerramento do acordo de codeshare. Além disso, comunicou que enxerga oportunidades de consolidação da indústria, tendo contratado consultores com a finalidade de avaliar ativamente estas. O acordo será desfeito oficialmente em 22 de agosto de 2021.
E Eu Com Isso?
Após período de especulações de uma possível fusão entre as companhias, o encerramento do acordo reforça que este foi firmado em um momento específico de muita fragilidade do setor e unicamente como resposta à pandemia do coronavírus.
Apesar de a Azul ter se beneficiado em termos relativos no momento de pandemia, por ter aumentado sua liderança, a ação (AZUL4) deve sofrer um impacto levemente negativo dada a expectativa de fusão.
O presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, também se pronunciou sobre o encerramento do contrato, afirmando que este não fazia mais sentido com a retomada das atividades. Além disso, ressaltou que os resultados deste acordo decepcionaram, com apenas 2 por cento dos passageiros da Latam hoje sendo do codeshare. A expectativa era que esse número fosse cerca de duas a três vezes maior.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—