irbr3

IRB Brasil (IRBR3): a tempestade continua

Sob nova direção e em meio a um quadro de incertezas, a empresa de resseguros IRB Brasil RE (IRBR3) tem um problema de 2,1 bilhões de reais para resolver. O montante é referente ao desenquadramento de reservas técnicas apontado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e confirmado pela própria companhia durante a divulgação do resultado de seu primeiro trimestre de 2020.

Para resolver este problema, a companhia precisará necessariamente de uma capitalização e já inclusive convocou os acionistas Bradesco BBI e Itaú BBA para colocar isso de pé. Os dois são os principais acionistas da empresa e, recentemente, abriram mão do direito de indicar conselheiros.

Como ainda há expectativa de revisão de números e a nova administração do IRB demonstrou a dificuldade de melhorar a visibilidade operacional da companhia, atrair investidores tende a ser difícil, ainda que com um eventual apoio do Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4), seus principais sócios. Dessa forma, seguimos pessimistas com a companhia no curto prazo. 

O Itaú, que tem 11,14 por cento das ações, afirmou que tem a intenção de participar do aumento de capital de modo a manter inalterada sua participação no IRB. E considerará subscrição adicional, caso seja necessária. No entanto, o Bradesco que tem 15,23 por cento das ações, não comentou.

O IRB mostrou na revisão de resultados que é uma empresa muito menos lucrativa do que a apresentada pela administração antiga. Como o pagamento de bônus aos executivos era baseado na valorização das ações, este era um dos principais interesses da gestão anterior.

Como está ficando cada vez mais claro, a busca pela valorização das ações a todo custo se deu muitas vezes através de ferramentas ilegais e antiéticas. 

Na última quarta (1º), o ressegurador convocou assembleia para acionistas aprovarem a abertura de uma ação contra os antigos CEO, José Carlos Cardoso, e CFO, Fernando Passos. Foi a primeira vez a empresa citou o nome de ambos oficialmente. Eles estão envolvidos na divulgação de lista de acionistas falsa (que citava a Berkshire Hathaway como acionista), no recebimento de bônus indevidos e na recompra de ações desrespeitando limites aprovados.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: IRB Brasil (IRBR3): o resultado trimestral mais aguardado da temporada

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.