Levante Ideias - Análise de dados

Indicadores mostram recuperação gradual da economia

Indicadores mostram recuperação gradual da economia

Os indicadores voltaram a confirmar uma recuperação gradual da economia brasileira, apesar do cenário internacional adverso. A inflação prossegue desacelerando em janeiro. A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgada na manhã desta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou para 0,57 por cento, uma forte queda ante os 2,06 por cento registrados na segunda prévia de dezembro.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60 por cento do índice, caiu de 2,85 por cento na segunda prévia de dezembro para 0,67 por cento em janeiro. A maior queda veio do item Alimentos Processados, cuja variação recuou de 7,15 por cento para 1,28 por cento.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu de 0,74 por cento em dezembro para 0,45 por cento em janeiro. Os preços do item Alimentação, que vinham respondendo pelas maiores altas nas últimas semanas, desaceleraram de 1,94 por cento em dezembro para 1,22 por cento em janeiro. A maior queda veio das carnes bovinas, cuja inflação recuou de 15,4 por cento em dezembro para 2,74 por cento em janeiro.

Além da inflação, as estimativas para o crescimento da economia brasileira melhoraram, indo na contramão do cenário global. Na segunda-feira (20) o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou sua edição mais recente do relatório “World Economic Outlook”. O FMI reduziu a projeção do crescimento global neste ano de 3,4 por cento para 3,3 por cento, devido a uma retração acima do esperado da economia da Índia.

No entanto, o Fundo elevou a projeção de crescimento da economia brasileira. Para o FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve avançar 2,2 por cento em 2020, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação ao cenário traçado em outubro. A estimativa para o PIB de 2019, que só será divulgado em março pelo IBGE, também subiu. Avançou de 0,9 por cento para 1,2 por cento. A projeção é superior ao 1,12 por cento esperado pelo governo.

MUNDO – Em uma estimativa preliminar, o banco central alemão (BundesBank) avaliou que o crescimento da economia alemã em 2019 foi de 0,6 por cento. Se confirmado, esse será o pior desempenho desde 2013, ano em que a economia da Zona do Euro começava a emergir da crise financeira decorrente da quebra do mercado imobiliário americano. Segundo o banco central alemão, a atividade industrial, o forte da Alemanha nos últimos anos, “declinou fortemente e em uma ampla gama de setores” à medida que as exportações encolhiam devido à desaceleração econômica na China e à disputa comercial do país asiático com os Estados Unidos. No lado positivo, os setores de serviços e construção continuaram crescendo, acrescentou o banco central alemão.

Para 2020, porém, a economia europeia deve a dar sinais de melhora. Nesta manhã foi divulgado indicador de expectativas econômicas ZEW, que mostra o sentimento dos empresários alemães. O índice subiu 16 pontos para 26,7 pontos em janeiro, atingindo o nível mais alto desde julho de 2015. O índice abrangente para toda a Zona do Euro subiu 14,4 pontos, para 25,6. O índice de expectativas para a situação atual, mais focado no curto prazo, está menos negativo. O indicador para a Alemanha subiu 10,4 pontos e está em -9,5, e o indicador para toda a zona do Euro subiu 4,8 pontos, para -9,9.

O susto provocado pelo ataque de milícias líbias a dois dos principais campos produtores de petróleo do país africano também arrefeceu. Durante o pregão em Londres, os preços do petróleo referencial do tipo Brent recuaram mais de 1 por cento e caíram para 64,28 dólares por barril, após terem atingido a marca de 66 dólares por barril no pregão da segunda-feira (20). Autoridades do setor de petróleo do Japão e da Europa afirmaram que os estoques são suficientes para compensar eventuais interrupções no fornecimento da Líbia, que produz 1,2 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

O noticiário nacional e internacional mostra um arrefecimento das tensões à medida que o ano avança. No geral, o sentimento do mercado é positivo, apesar de a Bolsa poder ser afetada no curto prazo por um movimento de realização de lucros após o recorde registrado na segunda-feira (20).

A notícia é negativa para a Bolsa

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Você sabe o que é o tripé macroeconômico?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.