Hapvida - Levante Ideais

Hapvida (HAPV3): Resultado do 4T20

Na noite desta quinta-feira (18), após o fechamento do mercado, a Hapvida (HAPV3) apresentou seu resultado do último trimestre de 2020. Os números apresentaram crescimentos sólidos na receita, porém com redução de margens operacionais, um resultado misto em nossa visão.

A companhia apresentou uma receita líquida de 2,27 bilhões de reais no trimestre, representando um crescimento de 27,3 por cento em relação ao mesmo período de 2019. O forte crescimento da receita foi impactado pelas aquisições dos hospitais Medical e Grupo São José que foram concluídas durante o 4T20.

A sinistralidade da companhia atingiu 66,5 por cento, um aumento de 4,7 pontos percentuais em relação ao 4T19 e resultando em um aumento de 37 por cento nos custos de assistências totais, que por sua vez atingiu 1,51 bilhões de reais no trimestre.

As despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram crescimento inferior ao crescimento de receita, atenuando os efeitos do aumento da sinistralidade na margem bruta da companhia. As despesas com vendas cresceram 15,5 por cento em relação ao 4T19, atingindo 169 milhões de reais no quarto trimestre. Já as despesas gerais e administrativas cresceram 9,9 por cento no mesmo período, atingindo 207 milhões de reais no trimestre

Com isso, o Ebitda da companhia atingiu 432 milhões de reais, 15,2 por cento superior ao apresentado no mesmo trimestre de 2019. A margem Ebitda foi de 19,0 por cento, 2,0 pontos percentuais inferior ao 4T19.

Por fim, o lucro líquido ajustado, excluindo efeitos da amortização do mais valia da carteira de clientes, apresentou um crescimento de 2,1 por cento, atingindo 282 milhões de reais, afetado por margens operacionais mais baixas e uma taxa efetiva de imposto muito superior à observada no 4T19.

E Eu Com Isso?

O resultado da Hapvida veio com crescimento de receita acima das expectativas, porém com uma compressão de margens resultou em um Ebitda e lucro líquido abaixo das expectativas do mercado. Apesar do resultado levemente abaixo das expectativas, acreditamos que o comportamento das ações (HAPV3) nesta sexta-feira ficará mais ligado às questões setoriais relacionadas com a pandemia do coronavírus e os possíveis impactos na empresa para o futuro. Dessa forma, acreditamos que o resultado terá impacto neutro no preço das ações (HAPV3) no curto prazo.

Dentre os indicadores operacionais, a companhia continuou sua trajetória de forte crescimento, no trimestre a companhia aumentou para 45 o número de hospitais (+4 no trimestre) e para 198 o número de clínicas (+10 no trimestre).

O número total de beneficiários dos planos de saúde da companhia aumentou em 6,6 por cento em relação ao 4T19, atingindo 3,7 milhões de clientes. Já os planos odontológicos apresentaram crescimento de 4,0 por cento no mesmo período, atingindo 2,9 milhões de clientes.

Além do crescimento na base de clientes, o ticket médio nos dois segmentos também apresentou crescimento, o ticket médio para clientes dos planos de saúde aumentou em 5,8 por cento em relação a 4T19, atingindo 202,33 reais. já o ticket médio dos planos odontológicos aumento em 0,2 por cento, atingindo 12,57 reais, um aumento mais tímido devido a uma queda no valor dos planos corporativos do segmento.

O preço das ações da companhia (HAPV3) tende a se balizar cada vez mais pelas movimentações no preço das ações da Grupo Notredame Intermédica (GNDI3), devido ao anúncio da fusão entre as duas companhias, com a relação de troca de ações já anunciada para o mercado.

Os principais catalisadores para as ações da Intermédica e Hapvida são: i) aprovação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); ii) ganhos de sinergia com a fusão devido à complementaridade regional das operações e; iii) maior crescimento via aquisições e consolidação do setor de saúde, pois as duas companhias juntas possuem ainda menos de 20 por cento dos leitos de hospitais no país.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Fusão da Hapvida (HAPV3) e NotreDame Intermédica (GNDI3) (II).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Rede D'Or
E eu com isso

Consolidação no setor de saúde

A Rede D’Or (RDOR3), rede integrada de cuidados em saúde, comunicou ao mercado, na noite desta quarta-feira (15), via fato relevante, a celebração de contrato

Read More »
Levante Ideias - China e EUA
E eu com isso

A incógnita da China

A quinta-feira (16) começa com um movimento negativo nos mercados asiáticos, especialmente na China. Os principais índices chineses encerraram a sessão com quedas entre 1,3%

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Desoneração da folha

Criada no governo Dilma e dor de cabeça para as equipes econômicas do governo Temer e Bolsonaro, a política de desoneração da folha de salários

Read More »
Levante Advice - Big Techs
E eu com isso

FTC: Investigação antitruste

A FTC (Federal Trade Commission), órgão americano comparável ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aqui no Brasil, divulgou nesta quarta-feira (15), um relatório a

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.