Levante Ideias - Paulo Guedes

Guedes alerta para reajuste

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem alertado para o risco de descontrole das contas públicas e disparo da inflação caso um reajuste maior, no funcionalismo público, seja concedido ainda em 2022.

A crescente mobilização dos servidores pelo aumento – após destinação de verba reduzida a algumas categorias do âmbito da União – tem gerado o conhecido “efeito cascata” nos entes subnacionais, além de pressão de outras categorias do próprio Executivo federal.

Há receio, por parte da equipe econômica, que os recordes de arrecadação em estados e municípios tornem ainda mais fáceis as concessões de reajuste, o que virtualmente corroeria todos os ganhos fiscais recentes.

Em mensagens internas que circulam na Esplanada e no Planalto, Guedes enfatizou sua preocupação com um novo desarranjo fiscal e inflacionário proveniente de reajustes generalizados. Nesse sentido, o ministro também apontou a necessidade de não ceder nenhum reajuste para além do R$ 1,7 bilhão previsto no Orçamento de 2022.

Em um cenário ideal, a equipe econômica gostaria de ver a concessão de reajustes salariais, congelados em 2020 e 2021 em função do aumento de gastos com a pandemia de Covid-19, apenas em contrapartida à reforma administrativa, que, segundo os cálculos da pasta, economizaria R$ 30 bilhões por ano para os cofres públicos. A base eleitoral do atual governo, porém, pesou mais na decisão de conceder algumas correções pontuais ao funcionalismo público.

E Eu Com Isso?

Alertamos para o risco de aumentos nos salários de servidores ainda no início deste quarto trimestre, em meio às discussões sobre a abertura de espaço fiscal em decorrência da PEC dos Precatórios.

Com virtual folga no orçamento – e, inicialmente, sem nenhum tipo de monitoramento dos mercados – foi possível destinar parte da verba orçamentária para algumas categorias, sob o risco deste valor aumentar ainda no ano que vem (ainda que a origem dos recursos não esteja clara).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Paulo Guedes no divã | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.