Levante Ideias - Pão de Açúcar

GPA quer monetizar dados de clientes

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), em parceria com a empresa francesa RelevanC, criou uma nova área de negócio no qual busca monetizar os dados de comportamento de compra de mais de 20 milhões de clientes em sua base, obtido por meio do seu programa de fidelidade, pioneiro no mercado de varejo alimentar.

Os dados do GPA são mais precisos e assertivos do que os obtidos pelo Google em termos de especificidade do comportamento de compra, agregando mais valor ao anunciante que desejar comprar os dados e utilizar-se da publicidade na plataforma da companhia.

A Amazon é o exemplo de como a publicidade se complementa com sua plataforma de marketplace, de modo que consegue uma receita adicional com a plataforma gerando mais fluxo e engajamento de clientes.

O movimento aumenta também o número de anunciantes que desejam utilizar a plataforma para atingir a base de clientes crescente, em um ciclo de retroalimentação.

E Eu Com Isso?

A unidade de negócio ainda é incipiente, porém a companhia já vem investindo na frente digital há algum tempo, de modo a diversificar cada vez mais sua frente de crescimento de receita, sem necessidade de investimento grande em ativos fixos.

Enxergamos o movimento da empresa com viés positivo, dado que o GPA já possui uma coleta de dados de comportamento do consumidor a muito tempo, com o seu programa de fidelidade “Cliente Mais” da bandeira Pão de Açúcar que evoluiu para um aplicativo e agora virou uma Joint Venture com a RaiaDrogasil, nomeada de Stix.

A reação nas ações deve ter efeitos limitados no curto prazo, de modo que o potencial de resultado dessa nova divisão ainda é desconhecido e de difícil mensuração.

Por outro lado, se bem executada, é mais uma alavanca de crescimento que se aproveita do efeito rede, naquela que quanto mais usuários maior o valor agregado, trazendo mais anunciantes que por sua vez atraem mais consumidores, em um ciclo virtuoso.

Recentemente o GPA iniciou suas operações no marketplace do Mercado Livre, o que deve alavancar o alcance do público nas vendas digitais, um dos principais focos de expansão do Grupo após a cisão com o Assaí (ASAI3).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado do Grupo Pão de Açúcar do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.